FESTUERN define homenageados de 2015

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) definiu os homenageados da edição de 2015. A 11ª edição do Festival terá como tema: “Cultura e Saberes da Tradição” e, assim, irá homenagear pessoas do Rio Grande do Norte detentoras desse saber tradicional.

Foram escolhidos para representar este tema e receber a homenagem: dona Ceição, que é natural de Afonso Bezerra e reside em Macau, ela atua como rezadeira/curandeira; o mestre Antônio de Rosa, que é natural de Parnamirim e reside no Sítio Lagoa do Tapará, que exerce a função de Mamulengueiro, brincante e rabequeiro; a curandeira dona Jovelina, que é natural de Pendências e reside na própria cidade; o mossoroense José Antônio da Silva, mais conhecido como Concriz, que é poeta popular, e a parteira Anita Santos, natural de Catolé do Rocha-PB, mas que reside em Mossoró.

“A escolha e a aceitação dos nomes estão intimamente relacionadas ao tema do FESTUERN deste ano. Neste sentido, optamos por aceitar as indicações das pessoas que possuem um saber não-acadêmico, adquiridos pela sua experiência de vida e de observação dos sinais do mundo e da natureza, repassados de geração a geração por meio da oralidade”, explica a Professora Márcia Regina, Diretora da DECA.

O FESTUERN 2015 acontecerá de forma itinerante, nos três municípios cidades-polo. No dia 28 de novembro acontecem as primeiras apresentações no Complexo Cultural da UERN em Natal. Em seguida, nos dias 04 e 05 de dezembro, o Festival chega à cidade de Pendências, as apresentações ocorrerão na Escola Monsenhor Honório. Mossoró receberá o Festival no dia 07 de dezembro, finalizando as apresentações no Teatro Municipal Dix Huit Rosado.

Texto: André Mesquita
Estagiário – Assessoria de comunicação (PROEX/UERN)