FESTUERN chega ao fim exaltando a cultura regional

Depois de cinco intensos dias de apresentações, chega ao fim nesta sexta-feira, 20, a 14ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (XIV FESTUERN). Ao todo, 22 grupos escolares e oito grupos artísticos convidados subiram ao palco do Teatro Dix-huit Rosado.

Os grupos escolares e estudantes das cidades de Alto do Rodrigues, Apodi, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Natal, Olho D´água do Borges, Parelhas, Pendências e Rodolfo Fernandes compareceram em peso ao Teatro Municipal e fizeram bonito. Tanto no palco quanto na plateia. A casa cheia diariamente demonstrou a importância do Festival para a cultura potiguar.

“Foi uma alegria muito grande ter vivido essa semana. Cada grupo que se apresentou nos encantou. Cada peça, com crianças e jovens estudantes de escolas públicas, abrilhantou o nosso Festival. O palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado ficou vivo com a participação dos grupos escolares”, destacou o pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes.

Ao abrir das cortinas, cada grupo contou um pouco da história da sua cidade e da cultura da região, dentro da proposta do tema geral do FESTUERN, que é “Patrimônio e Identidade Cultural”. Com mais essa edição encerrada, o Festival se consolida como importante evento de formação de plateia e incentivo à cultura do Estado.

“O FESTUERN representa uma vitrine maravilhosa da extensão da Universidade. É um evento de extrema importância para a cultura do RN”, ressalta o pró-reitor. O brilho do Festival cresce a cada ano, consolidando entre os participantes a ideia primordial do evento que é unir arte e cultura a favor da educação.

Nesta edição, além das apresentações culturais, o Festival contou com uma mostra fotográfica sobre a preparação dos espetáculos. As fotografias foram vencedoras de um concurso fotográfico promovido pela PROEX e ficaram em exposição nas dependências do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, durante os dias de realização do evento.

O FESTUERN é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar promovido pela UERN, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O evento é considerado o maior festival de teatro escolar do RN.