Fátima Raquel destaca importância das universidades no combate à pandemia

Em uma solenidade tomada de emoção e simbolismo, com o Teatro Dix-Huit Rosado de plateia vazia, devido às regras de segurança sanitária por causa da pandemia da Covid-19, a vice-reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, conduziu a 52ª Assembleia Universitária da universidade. A data – 28 de setembro – marca o aniversário de fundação da Uern.

Na cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da Uern no Youtube e pela TCM Telecom, profissionais da universidade e da comunidade externa foram homenageados, inclusive alguns que faleceram vítima da Covid-19.

Em seu discurso, a vice-reitora destacou o papel e importância das universidades durante toda a pandemia. “Como todas as instituições, as universidades tiveram que se reinventar. E, num cenário adverso, com escassez de investimentos, ataques a sua legitimidade e importância, e questionamentos sobre a credibilidade de seu trabalho, temos sido resiliência, seriedade, compromisso e responsabilidade social. Vem das universidades públicas brasileiras algumas das ações de maior impacto no combate à pandemia da Covid-19, através de pesquisas científicas, da inovação no ensino e do fortalecimento e ampliação da extensão universitária. Quando o país mais precisou, as universidades estavam onde sempre estiveram: a serviço da ciência e do povo”, disse a professora.

Ela aproveitou para ressaltar também como a Uern tem atuado neste período para manter os serviços funcionando e buscando evitar danos aos públicos internos e externos. “Como todo novo momento requer, fomos estudando os cenários, dia após dia, e junto com os segmentos acadêmicos, buscamos traçar caminhos que garantissem a manutenção dos serviços essenciais prestados pela universidade, reduzindo ao máximo os danos ao público. A Uern não parou. A universidade atuou como aliada da população desenvolvendo uma série de atividades na prestação de serviços na área de saúde, desenvolvimento e produção de insumos, capacitação de profissionais, suporte psicossocial e mantendo seu compromisso com a formação de nossos estudantes, destacou.

Com o desafio de assumir a reitoria a partir de 1 de outubro – durante a licença do reitor Pedro Fernandes – Fátima Raquel lembrou a importância da gestão coletiva e participativa para a obtenção de resultados. “A partir desta semana, terei uma responsabilidade ainda maior, que será a de conduzir a administração central desta universidade durante o licenciamento do Reitor Pedro Fernandes, parceiro de gestão que com sua visão e compromisso público tem sido peça fundamental neste projeto de fortalecimento e engrandecimento da Uern. Se em meio a tantos momentos difíceis a universidade tem conseguido tantos resultados, é fruto de uma gestão coletiva e, acima de tudo, horizontal. Somos todos um”, disse.

Para este período, que representa o último ano de gestão dos dois, algumas pautas cruciais à universidade permanecem vivas. “Juntos, contando com uma das melhores equipes de servidores públicos deste estado, temos construído um caminho sólido e de respeito para a Uern. Mas é preciso mais. Não abrimos mão da nossa autonomia financeira, e por ela seguiremos trabalhando junto ao governo do estado, na fé de que em breve teremos esta pauta concretizada. Foi essa a garantia dada pela governadora Fátima Bezerra, parceira desta instituição em todos os momentos. A autonomia financeira é a garantia de termos a condição de superar obstáculos que nos são muito caros, principalmente aqueles que envolvem a necessidade de investimentos financeiros. Nos próximos 365 dias, novos desafios virão. E temos uma certeza: estaremos prontos para superá-los”, finalizou a vice-reitora.

A assembleia foi encerrada com a conferência “Caminhos da universidade pós-pandemia”, do professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra.

Para conferir a solenidade na íntegra, acesse: http://abre.ai/assembleiauern

Confira o discurso da vice-reitora da Uern, Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, na íntegra AQUI.