O ano de 2009 foi positivo para a Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEF/UERN). A afirmação é feita com base na análise do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. No primeiro, dos 22 professores – dois doutores, três mestres, 16 especialistas e um graduado – a qualificação dos docentes tem avançado: dois professores estão em mestrado e 1 em doutorado na UFRN, e outros dois cursam doutorado em Portugal pela UTAD.
Segundo o diretor da FAEF, professor Aldo Gondin, a faculdade conta com cerca de 150 alunos matriculados no curso de licenciatura, no Campus Central e Núcleo Avançado de Educação Superior de João Câmara. Diante do crescimento do curso, ele enfatiza que está em fase de elaboração o bacharelado em Educação Física, que habilita profissionais para atuação em clubes, academias, hospitais e para trabalho de personal trainer.
Ainda no campo da graduação, a FAEF realizou um evento por semestre envolvendo cursos: III Congresso Norte-rio-grandense de Atividade Física, Esporte e Lazer (CONAFEL) e III Encontro Norte-rio-grandense Criança e Escola. Além disso, em parceria com a Sociedade Internacional para os Estudos da Criança (SIEC), a FAEF realizou em Natal o Curso Internacional de Educação Física Desenvolvimentista contando com a participação dos professores doutores Ruy Krebs (Brasil) e David Gallahue (U.S.A.) para alunos e professores de vários Estados do Brasil.
A FAEF possui dois cursos de pós-graduação Latu-Senso (especialização) em funcionamento: Desenvolvimento Infantil e Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida. Para este ano, o diretor frisa que a meta é abrir concurso para contratação de mais professores.
No segundo eixo do tripé, a Pesquisa, a FAEF possui uma base de pesquisa credenciada no CNPq intitulada: Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano onde possui 13 pesquisadores, 12 estudantes e um técnico, subdividido nas seguintes áreas: Atividade Física, Saúde e Desenvolvimento Motor, Formação e Atuação do Profissional de Educação Física.
Junto ao PIBIC, a Faculdade conta com dois projetos aprovados: Melhor Idade com Melhor Qualidade de Vida (Profs. Dr. Francisco Napoleão Túlio Varela Barca e Ddo. Adalberto Veronese da Costa, Al. Paulo Roberto Gonçalves dos Santos), Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida dos Praticantes de Atividades Físicas do Programa Mais Saúde da UERN (Profs. Ddo. Adalberto Veronese da Costa e Dr. Humberto Jefferson de Medeiros, Al. Naiara Maely Araujo Cardoso).
Com relação ao BITEC , um projeto está aprovado: Ergonomia – Saúde e Segurança do Trabalhador (Prof. Ddo. Adalberto Veronese da Costa, Al. Francisco Augusto de Negreiros Freire).
Na extensão, a Faculdade de Educação Física está na coordenação do primeiro Programa de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mais Saúde. O programa conta conta com a participação de 55 pessoas entre elas 17 professores dos cursos de Educação Física, Medicina, Comunicação Social e Informática, além de nove alunos bolsistas e 29 alunos voluntários.
O Programa possui nove projetos vinculados a proposta da saúde e qualidade de vida através da prática regular de atividades físicas. São eles:
Pra Nadar (natação e hidroginástica) – Prof. Adalberto Veronese
Bola na quadra (futsal, voleibol e basquetebol) – Prof. Deusdedith Couto
Dancef (dança) – Profa. Hunaway Souza e Danielle Bessa
Ginástica Aeróbica: Saúde e Qualidade de Vida (step e localizada) – Profa. Maria do Carmo
Atletismo: prática e qualidade de vida (atletismo e caminhada) Profs. José Nunes e Antônio de Pádua
Ginástica Laboral na UERN – Prof. Luis Marcos
SIMS (Sistema Integrado Mais Saúde – Faculdade de Informática) – Prof. Sebastião Alves, Pedro Fernandes e Francisco das Chagas
Mais Saúde.com (Faculdade de Comunicação Social) – Profs. Elisa Sidrim, Ivan Chaves e Janice Leal
Saúde na Medida Certa (Avaliações físicas e Antropométricas, – Prof. Edson Pinto; Avaliação Médica – Prof. Antônio Vieira e Avaliação Nutricional (Profa. Priscila Bertevello)