FAD lança e-books sobre Direitos Humanos e da Família

A Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançou na manhã desta sexta-feira, 6, dois e-books: “Coletânea de Direitos Humanos e Fundamentais” e “Pensando em Família: Uma visão contemporânea dos Direitos das Famílias e das Sucessões”. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Prestigiaram o evento, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, o diretor da FAD, Lauro Gurgel; a chefe das edições UERN, Anairam de Medeiros e Silva; a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Jocilânia Marinho Maia de Oliveira, a organizadora do e-book “Pensando em Família”, professora Ana Mônica Ancelmo de Amorim; professores e estudantes do cursos de Direito.

Os livros têm a organização dos professores José Herval Sampaio Júnior, Lauro Gurgel de Brito, Marcus Tullius Leite Fernandes dos Santos, Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira e Ana Mônica Anselmo de Amorim.

A “Coletânea de Direitos Humanos e Fundamentais” é um trabalho científico, produto de estudos acadêmicos de professores e alunos da pós-graduação em direitos humanos, da UERN. Já a obra “Pensando em Família” é fruto de encontros e discussões do grupo de pesquisa homônimo, no qual, alunos e professores refletem sobre diferentes questões relacionadas ao direito das famílias e das sucessões.

Em sua fala, a professora Ana Mônica Ancelmo de Amorim destacou a importância da pesquisa para a academia. “A Universidade precisa viver cada vez mais a pesquisa, estimular os alunos, sair do óbvio da sala de aula”, declara. Sobre as publicações, a professora enfatiza que a proposta é agregar novos alunos ao Grupo de Pesquisa, com o intuito de lançar um segundo volume dos livros, envolvendo alunos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e pesquisadores externos.

Pedro Fernandes ressalta que os e-books demonstram o amadurecimento do curso de Direito na área de pesquisa e pós-graduação. Avanços que vão além dos grupos de pesquisas. Hoje o curso possui dois professores doutores e sete cursando doutorado, e se prepara para buscar o mestrado profissional na área.

“Não apenas o curso de Direito, mas a Universidade avançou muito em pesquisa em pós-graduação. Para se ter uma idea, em 2007, não tínhamos nenhum curso de mestrado e hoje contamos 24 cursos de pós-graduação stricto sensu. E continuamos nesse trabalho diário, nessa luta contínua e prazerosa para avançarmos cada vez mais”, frisa o reitor.

Os e-books lançados nesta sexta-feira podem ser acessados na página da FAD.