Faculdade de Letras e Artes sedia programação da Ação FLADEM Brasil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediou nesta quarta-feira, 18, a ação do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (FLADEM), a Ação FLADEM Brasil. A iniciativa, desenvolvida no Departamento de Artes (DART), no Campus Central, conta com o apoio da Faculdade de Letras e Artes (FALA) e do Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC).

No período da tarde, a programação iniciou com a oficina “Cantos da Floresta, uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro”, ministrada pela cantora e compositora Magda Pucci. À noite, a comunidade acadêmica, professores e educadores da rede básica de ensino, e membros da comunidade externa, prestigiaram uma apresentação musical com o grupo Wiyae.

O grupo Wiyae, que significa canto na língua Tikuna, foi criado especialmente para o projeto Sonora Brasil. O grupo é formado por Djuena Tikuna, Magda Pucci, Diego Janatã e Gabriel Levy.

No repertório, além de músicas do povo Tikuna, estão composições próprias e músicas de outros povos indígenas recolhidos em pesquisas, que serão apresentadas a partir de recriações e arranjos artísticos.

Logo após a apresentação musical, o público participou de uma roda de conversa com reflexões sobre a inserção das culturas indígenas nas escolas, com os integrantes do grupo Wiyae.

O FLADEM constitui uma rede de serviço e de pesquisa que propicia a formação de redes solidárias de ação orientadas a formar, capacitar e a integrar os educadores musicais dos países participantes.