Faculdade de Educação apresenta demandas e potencialidades à gestão universitária

Professores, técnicos-administrativos e estudantes da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram nesta quinta-feira (27) de um momento de diálogo com a Reitoria e equipe de gestão da Instituição.

A reunião faz parte de um cronograma de encontros com as faculdades e campi avançados, com o objetivo de estreitar o diálogo entre a gestão e as unidades da UERN, atendendo solicitação do Fórum de Diretores da Universidade.

Diretora da Faculdade de Educação, a professora Meyre-Ester Barbosa apresentou as demandas e potencialidades da FE, destacando as observações feitas na última avaliação do Conselho Estadual de Educação, quando o curso de Pedagogia da UERN recebeu conceito máximo.

Meyre-Ester apresentou a Faculdade de Educação como uma “unidade em constante movimento” e expôs a estrutura da FE e seus projetos de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação, bem como os eventos científicos e culturais realizados e programas como o PIBID e as residências pedagógicas.

“Este é um espaço muito importante, pois é uma oportunidade de apresentar não apenas as demandas, mas as potencialidades da Faculdade de Educação. Esses momentos são necessários para pensar, discutir e continuar pensando quais são os nossos desafios e como podemos superá-los”, afirmou.

A diretora também destacou a relação com os vários setores da gestão. “A gente tem sentido de todos os setores, que sempre estamos sendo muito bem atendidos, na medida do possível, nas nossas demandas”.

A vice-reitora Fátima Raquel, que tem mantido diálogo permanente com os secretários estaduais buscando a liberação de recursos para a Universidade, fez uma explanação das negociações e em como a Universidade tem sido tratada como prioridade no Governo do Estado. Ela também destacou a importância do diálogo permanente entre as unidades e a gestão. “Momentos como estes são importantes, porque é nesse diálogo que a gente se apropria do todo para entender que, de um modo geral, todos estão se esforçando por uma instituição melhor”, afirmou.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância do curso de Pedagogia da UERN, o único ofertado por uma instituição pública e de forma presencial no interior do RN. Ele apresentou o funcionamento da Universidade, explicando as rubricas de custeio, folha de pagamento e investimento e a forma como as emendas direcionadas à Instituição são utilizadas. Ele também apresentou como está sendo feito o diálogo com o Governo do Estado quanto à liberação de recursos para a Universidade.

O reitor também apresentou avanços nos últimos anos, como o aumento no número de professores doutores e de professores com dedicação exclusiva, a climatização das salas de aula do Campus Central, o reconhecimento dos cursos de graduação da UERN e o recredenciamento da Universidade, além da oportunidade de formação continuada em todas as áreas do conhecimento.

Outros avanços como o aumento no número de bolsas para alunos e a ampliação do programa de residências universitárias, que hoje atende também os campi avançados, foram apresentados durante a reunião.