Faculdade de Ciências Exatas e Naturais promove II Congresso Regional de Ensino de Matemática

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) promove nesta semana o II Congresso Regional de Ensino de Matemática. Com a proposta de apresentar a matéria de forma lúdica para alunos da rede básica, o evento ocorre até o dia 6 de dezembro, e conta com a presença de grandes autoridades nacionais na área.

Na manhã desta quinta-feira, 5, foram apresentados jogos matemáticos e tecnológicos para alunos do Ensino Fundamental.

Pedro Henrique, 13 anos, é aluno do 6º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes e está encantado com os projetos. “É muito interessante saber que dá para fazer jogos com a matemática para ajudar o desenvolvimento do cérebro”, disse. Pedro confessou não gostar muito da disciplina, mas contou que o evento ajudou a mudar sua perspectiva sobre o assunto.

Para a professora Joselita Silva de Souza, que leciona matemática para alunos do 6º ao 9º ano, também na Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, o congresso promove justamente essa nova dinâmica dos alunos com os números. “Os alunos têm uma noção de que matemática é muito difícil. Às vezes, eles nem estudaram, nem viram ainda [a matéria] e já pensam: é difícil. E isso aqui está desmistificando que a matemática não é esse bicho de sete cabeças, e faz isso através desses joguinhos”, declarou.

Essa também foi a visão do professor Nallyson Tiago, do curso de Matemática da UERN. Para ele, “as palestras, até com professores de outras instituições, vão ajudar muito a mudar esse pensamento”.

Diretor da FANAT, o Prof. Dr. Francisco das Chagas de Lima Júnior salientou a parceria com outras instituições, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a presença de pesquisadores de renome nacional.

De acordo com o professor, “este ano, a repercussão e a participação externa foram maiores, com professores de fora. Também tivemos um diferencial, até pela necessidade de um espaço mais adequado, fizemos a abertura lá no auditório da UFERSA, então acabou o pessoal da UFERSA participando”.

O evento continua até esta sexta-feira, 6, com programação em todos os turnos. Mais informações sobre o evento, palestrantes e programação podem ser conferidas AQUI.

Mesa-redonda conta com participação de uma das maiores autoridades da área no País

Na tarde desta quinta-feira, 5, o congresso continua, inclusive com a realização de uma mesa-redonda com o tema “A Matemática no contexto interdisciplinar”, marcada para ocorrer entre as 15h30 e 17h30 no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN).

Dentre os debatedores, está o Prof. Dr. João Bosco Pitombeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das maiores autoridades em Matemática do Brasil. O professor destacou a importância desse tipo de evento.

“Gostei muito do entusiasmo e do envolvimento das pessoas. É importante incentivar os cursos, incentivar a juventude nesse caminhar, a ter uma boa educação. Eu vejo que vocês investem em laboratórios e atividades para os jovens, e eu acho tudo isso extremamente importante, e isso deve ser imitado e seguido em todos os cursos do Brasil”, afirmou.

De acordo com o professor Pitombeira, “Está começando a haver bem mais eventos desse tipo. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Matemática tem uma reunião grande, uma bienal, e agora eles estão sempre fazendo no interior. Já fizeram no Cariri, já fizeram no Amazonas. Então, é exatamente para incentivar os jovens e entusiasmá-los”.

João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Matemática pela University of Chicago. Em 2008, recebeu o título de professor emérito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Tem vasta experiência na área do ensino da disciplina.