FACS desenvolve cartilha com orientações para gestantes adolescentes

Por meio do programa de extensão Pró Mulher, a Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN),desenvolveu mais uma cartilha com orientações para gestantes sobre a prevenção ao coronavírus. Nesta edição, o público-alvo são gestantes adolescentes.

“A adolescência tem características físicas e psicológicas bem próprias. Entendemos ser importante essas orientações para as gestantes adolescentes neste momento de pandemia, onde não podemos expô-las às aglomerações ao mesmo tempo em que é necessário dar continuidade ao pré-natal”, explica a coordenadora do programa de extensão Pró Mulher, a Prof. Me. Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes.

A gravidez na adolescência está associada à maior probabilidade de intercorrências devido à imaturidade anatômica e fisiológica, com elevado risco do baixo peso ao nascer, da prematuridade ou gestação prolongada, de infecções urogenitais, de anemia e retardo do desenvolvimento uterino. Daí a importância do pré-natal para evitar complicações durante a gestação e o parto.

Conforme a cartilha, as adolescentes gestantes que não apresentam sintomas da COVID-19 devem realizar o pré-natal normalmente. No caso do surgimento de sintomas de gripe, é recomendado adiar em 14 dias os chamados procedimentos eletivos, como consultas e exames de rotina. E em caso de febre ou falta de ar, a orientação é que procure o mais rápido possível o atendimento na unidade onde realiza o pré-natal.

Isabelle Cantídio informa que a cartilha está sendo divulgada por meio virtual, através das redes sociais. Além dos cuidados durante a pandemia da COVID-19, o material orienta sobre a gravidez na adolescência e o papel da família nesse momento.

A cartilha integra um conjunto de atividades desenvolvidas por meio do projeto Pró Mulher e da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia voltadas para a gestante adolescentes, que vão desde ações de prevenção ao atendimento do pré-natal. Estes atendimentos são realizados todas as quintas-feiras, a partir das 7h, no ambulatório “Mãe Primavera” da FACS, situado à Rua Atirador Miguel Antônio da Silva – Aeroporto, Mossoró, próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

A cartilha com as orientações pode ser conferida aqui.