Expectativa é que próximos Seminários de Narrativas (Auto)Biográficas sejam presenciais e com mais países

Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Bolívia. Diferentes nacionalidades e línguas em conjunto para debater o tema “A viagem de volta – Quero voltar a te ver”, do VIII Seminário de Narrativas (Auto) Biográficas e do I Seminário de Narrativas (Auto) Biográficas Internacional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para a edição 2021, a expectativa é de que os eventos possam acontecer de forma presencial e englobando ainda mais países e pesquisadores espalhados pelo mundo todo.

Dois dos principais pontos destacados pelos palestrantes locais e estrangeiros foram o reconhecimento do papel da Uern, instituição socialmente referenciada, de estar trabalhando as políticas de inclusão e buscando a inserção internacional das mesmas na América Latina e a integração entre palestrantes e espectadores.

“A língua não é uma barreira, porque cada palestrante falou na sua língua materna e todos nós nos identificamos com elas também. Então, nós somos o outro,  somos parte do outro, nós somos o todo do outro”, destacou a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) que organizou os eventos juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) e a Faculdade de Educação (FE), entre os dias 25 e 27 de novembro.

Os países participantes nesta edição são os que a Uern já compartilha experiências e pesquisas dentro do objetivo do plano estratégico de ação de uma das ações da DAIN, que é a ação da internacionalização das políticas de inclusão para as pessoas com deficiência e adversidades.

“Nós levamos toda uma diversidade para os países da América Latina e o objetivo é exatamente implementarmos uma rede de colaboração interuniversitária latino-americana, estreitarmos, compartilharmos, experiências e aproximações. Buscar o fortalecimento das políticas de inclusão na América Latina”, acrescentou a professora que coordenou os eventos.

Continuar o compartilhamento de si, compartilhar com o outro as vivências, nas interlocuções em rede de aproximação do revisitar autobiográfico e ampliar a participação nacional e internacional é um dos objetivos para a próxima edição.