Estudantes do Ensino Médio conhecem de perto a Uern através da Feira de Profissões

A manhã de hoje (23) foi diferente da rotina de outras terças-feiras. Em vez dos corredores da escola, um campus universitário inteiro para visitar. Em vez da sala de aula com um quadro branco, espaços diversos com música, apresentações de vídeos, brincadeiras e experimentos químicos. Em vez da resolução de questões nos livros, o pensamento fixo em um sonho que se torna cada vez maior: ingressar na universidade e cursar Educação Física.

O desejo de entrar nesse curso já era presente para Arielly Silva, aluna do terceiro ano da Escola Estadual Abel Coelho, mas foi intensamente alimentado na manhã desta terça, quando a estudante conheceu de perto o ambiente universitário e as particularidades da graduação, durante a quarta edição da Feira de Profissões da Uern.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), o evento receberá em torno de dois mil estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado, nos seis campi da instituição, possibilitando aos alunos conhecer mais de perto as características dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

“É a primeira vez que venho na Uern e eu fiquei até um pouco emocionada, porque ainda não tinha tido esse contato e estou conhecendo mais do curso. Eu também vi um aluno do curso que era da minha escola e isso me animou demais”, contou Adrielly.

Além das apresentações feitas pelos graduandos e professores de Educação Física, a estudante também visitou as estruturas montadas por outros cursos e faculdades, que organizaram uma série de atividades para orientar os visitantes de maneira informativa e também divertida.

“Eu não gosto muito de Matemática, mas aqui eu já tive uma visão diferente. A gente tem muito aquele estereótipo de que é uma coisa chata, mas aqui a gente vê também que não é bem assim. Você sente muito isso pelo jeito como o pessoal fala, pela postura deles. É uma coisa boa também”, relatou o aluno Pedro Henrique Saldanha, colega de turma de Adrielly.

A estudante Adrielly Silva, da Escola Estadual Abel Coelho, viu crescer seu sonho de cursar Educação Física

Para a supervisora da escola que acompanhava os alunos, Leila Menezes, o evento é importante para que os estudantes conheçam não apenas as particularidades de cada curso, mas também sobre o próprio ambiente universitário, sentindo-se mais estimulados a buscar o ingresso no ensino superior.

“Pra muitos deles, é a primeira vez num ambiente como esse, onde eles podem vir e tirar dúvidas, conhecer a realidade da universidade”, comentou.

Ao longo desta terça-feira, o campus da Uern Mossoró deve receber alunos de 35 escolas, incluindo de cidades como Assú, Areia Branca e Baraúna. Ainda no início da manhã, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, recepcionou os visitantes e destacou a expectativa da Universidade de recebê-los em breve como alunos da graduação.

“Sou egressa da Uern, aqui construí a minha carreira acadêmica e descobri que a gente pode conquistar muitas coisas com dedicação e estudo, abraçando as oportunidades. Mantenham o foco no Enem e, quando as inscrições do SiSU abrirem, inscrevam-se na Uern, ela está de portas abertas para vocês”, frisou a reitora.

Além de Mossoró, a feira foi realizada, nesta terça-feira, nos campi de Assú, Caicó, Patu e Pau dos Ferros. No Campus Natal, o evento ocorrerá na quinta-feira.

“A avaliação desse momento é extremamente positiva. Tivemos uma manhã bem animada e dinâmica, tanto em Mossoró como nos outros campi. Pelo que vimos agora pela manhã, a Feira de Profissões está superando as nossas expectativas”, destacou o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Esdras Marchezan.

O evento é promovido em parceria com departamentos acadêmicos, faculdades e direções de campi, além das diretorias de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Daint), de Política e Ações Inclusivas (Dain) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).