Estudantes de onze cidades do RN se preparam para o XIV FESTUERN que tem como tema “Patrimônio e Identidade Cultural”

Estudantes de várias escolas do Rio Grande do Norte lotaram o Teatro Estadual Lauro Monte Filho nesta sexta-feira, 7, para prestigiar o lançamento da 14ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (XIV FESTUERN), que tem como tema “Patrimônio e Identidade Cultural”.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto ressaltou a importância do Festival como instrumento de diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. “O Festuern alia arte, saber e conhecimento científico. É uma parceria frutífera para a sociedade, além de revelar talentos. Tenho certeza que esse ano vai ser um grande sucesso”, afirmou Pedro Fernandes.

Ao todo serão 30 apresentações na fase do Festival, que ocorrerá de 16 a 20 de setembro no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. São 22 grupos escolares e 8 grupos artísticos convidados. Participam alunos das cidades de Alto do Rodrigues, Apodi, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Natal, Olho D´água do Borges, Parelhas, Pendências e Rodolfo Fernandes. Uma das novidades deste ano é o concurso fotográfico voltado para as escolas participantes.

A estudante Mayara Tamyres, 15 anos, veio de Apodi para prestigiar o lançamento. Este será o seu segundo Festival. Aluna da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, Mayara conta que o Festuern ajudou-a a superar a timidez: “A gente consegue se soltar, perde a vergonha de falar em público, faz amizades… Gosto muito de participar”, afirma Mayara que se prepara para seu próximo papel.

Pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes destacou o trabalho da equipe e o envolvimento de professores e alunos. “Esse Festival vem sendo realizado desde 2003 e tem toda uma identidade cultural. É um evento feito por várias mãos, o sucesso é resultado dessa equipe comprometida”, mencionou Emanoel Márcio.

A apresentação do tema do Festuern “Patrimônio e Identidade Cultural” coube ao pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, que iniciou a fala elogiando o grupo artístico Araruna, da Escola Estadual Luís Dantas Cavalcanti, localizada no conjunto Redenção, Mossoró. O grupo apresentou uma dança típica durante a abertura do Festuern.

“Patrimônio não é propriedade, também não é sinônimo de passado, pois é algo experienciado no presente. O Festuern e a UERN são patrimônios do Rio Grande do Norte, em setembro estaremos coroando esse patrimônio. Sintam-se desafiados a fazer essa conexão intertemporal entre o passado e o presente”, afirmou Fabiano Mendes.

O evento contou ainda com a exibição de um vídeo e apresentação do regulamento por parte do coordenador do Festuern, Hallyson Dantas. As oficinas preparatórias ocorrerão em três polos – Mossoró, Alto do Rodrigues e Natal – nos meses de junho, julho e agosto.

Concurso Fotográfico “Um olhar sobre o Patrimônio e Identidade Cultural

O objetivo do concurso “Um olhar sobre o Patrimônio e Identidade Cultural” é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico na escola por meio da fotografia, fazendo uso de novas tecnologias, como: câmeras fotográficas digitais, telefones celulares, entre outros equipamentos de captura de imagem.

O concurso é destinado às escolas que estão participando da XIV FESTUERN, podendo participar professores, alunos e coordenadores artísticos. São duas modalidades: Foto Documental e Foto Arte.

Conforme o cronograma, as inscrições podem ser realizadas no período de 10/06/2019 a 30/08/2019. A seleção das fotos finalistas pela comissão técnica será realizada de 2 a 5 de setembro. A escolha das fotos vencedoras será pelo voto popular, no período de 6 a 9 de setembro de 2019. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro de 2019.

Veja o REGULAMENTO AQUI.