Estudantes de Direito levam projeto de cidadania a escolas públicas de Natal

Orientados pelos professores David de Medeiros Leite, Nouraide Queiroz, João Bosco Filho e João Batista da Silva, alunos do curso de Direito do Campus de Natal estão desenvolvendo o projeto de extensão “Participação popular como instrumento de combate a corrupção: educação e exercício da cidadania”.

O projeto é realizado em duas escolas da capital. Na escola estadual Peregrino Junior, localizada no Conjunto Santa Catarina, as atividades são desenvolvidas pelos estudantes Rebeca Alves, Francisco Ivo Freitas e Djanicy Braga. Na escola municipal do 4ª Centenário, no bairro de Petrópolis, as oficinas são ministradas por Bráulio Martins e Herbete Souza.

O tema do projeto foi dividido em três blocos temáticos: Noções do Estado; Ética e cidadania, perpassando uma análise a respeito da corrupção; e Produção Textual.

Durante as oficinas, que acontecem a cada 15 dias, adolescentes na faixa dos 15 a 17 anos participam de dinâmicas de vários tipos. Para fechar o primeiro bloco temático, sobre Noções do Estado, os alunos de Direito desenvolveram um jogo de perguntas e respostas, no qual adolescentes, em grupos, deverão associar as respostas que estão na mesa às perguntas feitas, para ganhar pontos a cada acerto. “As perguntas são a respeito do que foi trabalhado com eles acerca de Noções do Estado”, explica Rebeca Alves.

“O objetivo do projeto é proporcionar de maneira mais didática possível a compreensão basilar de elementos que constituem o Estado, bem como, a partir disso, uma melhor compreensão das problemáticas sociopolíticas vivenciadas no nosso país. Para isso, estamos construindo esses diálogos com os estudantes de ambas as escolas, e almejamos, no final dos três blocos, que os adolescentes produzam contos a respeito de tudo que foi discutido. E se tudo der certo, estamos conversando e analisando se vai ser possível, publicar os melhores contos produzidos pelos eles”, acrescentou.