Estudantes da UERN participam do V Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE

Cerca de 40 alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) viajaram hoje, 04 de agosto, com destino a Salvador-BA. A comitiva vai participar da 5º edição do Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (ENUNE), que ocorrerá de 05 a 07 de agosto na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, profa. Cicília Maia, fez questão de acompanhar a saída dos estudantes. “É importante a Universidade incentivar a participação dos alunos em eventos que trabalham a valorização da cultura negra e o combate à discriminação étnico-racial”, comentou Cicília, lembrando que neste ano o DCE promoveu o I Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERN. Cicília reforçou ainda que a Gestão tem buscado atender, dentro das possibilidades, as solicitações dos estudantes e mantido o constante diálogo com o DCE.

O coordenador geral do DCE, Tasso Alves, afirma que esse momento representa um marco para o movimento estudantil na UERN. “Sabemos da atual situação financeira da Universidade, que não está favorável… Agradecemos o empenho da UERN em ter feito esse esforço para garantir a nossa participação nesse evento. Infelizmente o racismo ainda é muito presente, são nesses momentos que nós discutimos esses assuntos para retonar com um aprendizado maior”, afirmou Tasso.

O DCE da UERN possui uma coordenação de Negros e Negras, coordenada pela estudante Glisiany Pluvia, que destaca a importância desse momento político: “É a primeira vez que a Universidade libera o ônibus para o ENUNE. Isso representa o avanço e a abertura da UERN em reconhecer que o povo negro precisa construir espaços para além da universidade. É um momento importante para conhecer as políticas públicas e saber o que os estudantes querem para o Brasil. Para o povo negro tem um significado político forte. Esse encontro une estudantes negros e cotistas de todo o Brasil, pauta as dificuldades que enfrentamos e alternativas para as universidades, para que elas sejam realmente inclusivas”, declarou Pluvia.

O estudante Ewerton Cândido representará a UERN no festival de Cultura e Juventude Negra. A apresentação ocorrerá sábado, 6, às 16h, na Escola de Dança da UFBA.

O ENUNE tem como tema “Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo”, o encontro será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara deste país.