Estudantes da UERN participam de Congresso da UNE em Brasília

Cerca de 50 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) embarcaram nesta segunda-feira, 7, rumo a Brasília (DF) para participar do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), considerado o maior encontro da juventude organizada no País. A programação será realizada de 10 a 14 de julho, na Universidade de Brasília (UnB).

Durante o congresso, os estudantes de todo o País debaterão questões sobre educação, economia, problemas sociais e toda conjuntura política da atualidade. A estimativa é que 10 mil estudantes universitários de todos os Estados participem do evento, que tem como tema “Na sala de aula é que se muda uma nação”.

Para garantir a presença dos alunos da UERN no evento, a Instituição, através do Gabinete do Reitor e das Pró-Reitorias de Administração (PROAD) e Assistência Estudantil (PRAE), disponibilizou um ônibus para fazer o traslado até a capital brasileira. A caravana da UERN conta com estudantes de diferentes cursos do Campus Central e dos Campi Avançados.

“O apoio para a participação no Congresso é uma valorização do estudante, pois a assistência estudantil não é só a permanência na Universidade, é possibilitar a vivência em outros espaços de debate fundamental para a formação e emancipação dos estudantes”, declara o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Paulo Sérgio.

Pró-reitor de Assistência Estudantil, Erison Natécio Costa Torres ratifica a valorização do estudante através da política de assistência estudantil. “A UERN tem empenhado esforços para garantir o apoio aos seus alunos em todas as áreas da assistência estudantil. Uma dessas áreas é a participação em eventos, sejam eles acadêmicos – de ensino, pesquisa ou extensão -, culturais ou de organização estudantil como é o Congresso da UNE”.

Ele enfatiza a importância de oportunizar a participação dos discentes em congressos e eventos científicos. “Esse momento é imprescindível para a organização estudantil e proporciona aos nossos alunos a socialização de experiências com outras Instituições de Ensino Superior (IESs). É enriquecedor, uma experiência ímpar e é com muita alegria que apoiamos nossos alunos a participarem do evento”, diz o pró-reitor.