Especialistas destacam pioneirismo da Uern na aplicação de políticas de inclusão e acessibilidade

Mesmo antes da publicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em 2015, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern já havia formado sua junta multiprofissional, avaliando a pessoa com deficiência de forma biopsicossocial.

Esse pioneirismo foi destaque na edição desta quarta-feira (15) do Programa do Uern Talks, que trouxe o tema “Políticas de inclusão e acessibilidade na universidade pública”.

De acordo com a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, docente da Faculdade de Educação – FE/Uern e diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern, o empenho da Universidade inclui um duplo trabalho, de sorte a promover a pesquisa científica sem ignorar a prestação de serviço social.

“Nós temos reuniões e rodas de conversa com as famílias, porque elas também precisam entender essa condição da pessoa com deficiência”, declarou a professora. Para ela, “não adianta um trabalho de quebra de barreiras sem a presença de todos ali”.

A professora frisou ainda que essa política de inclusão deve ultrapassar a graduação, proporcionando as pessoas com deficiência galgar todos os graus de ensino.

Além de Ana Lúcia, o programa contou com a participação do professor Vicente Celeste de Oliveira Júnior, docente do curso de Direito da UnP, e do bacharel em Direito João Paulo Barbosa, pessoa com deficiência visual e egresso da Faculdade de Direito – FAD/Uern.

Destacando o direito de todos os brasileiros a educação de qualidade, Vicente falou sobre o papel das universidades na construção de políticas públicas de inclusão na área.

O professor salientou que, além de realizar políticas públicas multiprofissionais antes da entrada em vigor do Estatuto, a Uern “já convidava a sociedade para debates acerca da legislação”.

João Paulo, por sua vez, declarou-se surpreendido com o trabalho desenvolvido pela Universidade estadual. O bacharel contou que, durante a sua graduação, encontrou uma instituição preparada, com docentes e servidores técnicos abertos a aprender, e colegas estudantes receptivos.

Ele completou que “certamente hoje quem entrar vai encontrar uma universidade melhor do que a que eu encontrei”.

Atualmente, a Uern é referência na promoção de políticas de inclusão da pessoa com deficiência no RN e no Brasil.

O programa

O UERN Talks – Diálogos com a sociedade é um projeto institucional de divulgação científica realizado pela Assessoria de Governança da Informação e Transparência em parceria com a UERN TV e a Agência de Comunicação – Agecom.

Para acompanhar o programa, inscreva-se no canal da UERN TV na plataforma de vídeos Youtube AQUI.