Especialista de referência no País participa de live da UERN sobre homeschooling

Nesta sexta-feira (29), o projeto “UERN vai à escola” promove, no seu canal na plataforma de vídeos YouTube, uma live com o tema “Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização?”.

Mediada pela professora Iasmin Marinho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a transmissão contará com a presença da professora Luciane Barbosa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Barbosa é atualmente uma das maiores referências sobre o tema, premiada por produções científicas sobre o “homeschooling” no Brasil.

“Sabe-se que existem mobilizações por parte de alguns grupos de interesse acerca da legitimidade do Estado em relação à compulsoriedade da educação escolar. No entanto, é preciso pensar os contextos em que estamos inseridos, político, econômico e social”, disse a professora Isamin Marinho.

De acordo com a professora, a legislação brasileira não trata diretamente do assunto, embora haja projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional que o possa regular, principalmente por alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Marinho afirma ser necessário “pensar sempre os efeitos dessas medidas na realidade brasileira, a quem elas servem, em que caminhos e escolhas isso nos leva, e leva também a escola e educação pública no nosso país”.

A live tem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade da UERN (GEPPES-UERN). Para acessar o canal no YouTube do projeto, basta clicar AQUI.