Equipe de gestão apresenta plano de modernização estrutural da Uern para os próximos anos

Manter o diálogo constante com as unidades em busca de identificar os problemas e construir soluções viáveis é uma das prioridades da gestão universitária na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Na manhã desta segunda-feira (6), primeiro dia de aula do semestre letivo 2022.1, a chefia de gabinete da Reitoria, a Pró-Reitoria de Administração, a assessoria de infraestrutura e a diretoria de informatização conversaram com a Associação dos Docentes da Uern (Aduern) sobre demandas identificadas na Uern, principalmente em áreas como infraestrutura e conectividade.

A equipe gestora recebeu o relatório elaborado pela Aduern, a partir de visitas realizadas por representantes da diretoria da associação, e apresentou as ações que estão sendo realizadas em todos os campi para sanar as dificuldades apontadas. O subchefe de gabinete da Reitora, Jandeson Dantas, lembrou que a Uern enfrentou, por muitos anos, uma política de contingenciamento e escassez de recursos por parte do Governo do Estado para a Uern, principalmente na rubrica de investimento, o que impediu a realização de obras de manutenção e até mesmo a construção de novos espaços, problema amenizado na gestão do ex-reitor Pedro Fernandes, quando buscou investimentos externos, como emendas federais.

Ele também apresentou um cenário mais positivo, com o advento da autonomia financeira, conquistada no fim do ano passado, e a implantação do orçamento participativo de todas as unidades, um compromisso da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, que já começa a ser implementado.

O material apresentado pela equipe gestora inclui um plano de modernização de materiais e equipamentos, com a instalação de 340 novos equipamentos de ar-condicionado; distribuição de mais de 1.000 itens de mobília; entrega de mais de 550 computadores, entre desktops e notebooks; ampliação de melhoria do acesso à internet; modernização da infraestrutura dos laboratórios da FANAT e cursos da área médica, com a aquisição de 10 novos refrigeradores frost-free; instalação de 22 bebedouros industriais e 37 de coluna; estoque regular de materiais de higiene, limpeza, segurança, e expediente; renovação e modernização da frota, com aquisição de 04 novos micro-ônibus, 08 veículos do tipo sedan, 01 pick-up e 01 caminhão tipo baú.

Em serviços e manutenção, foram investidos mais de R$ 350 mil em insumos para serviços de manutenção predial continuada, como reparos de alvenaria, retelhamento, instalação elétrica, troca de fechaduras, melhorias e substituição de bancos de alvenaria, reparos em banheiros, revitalização de pisos, instalação de bancadas em corredores, além da contratação da biblioteca virtual com acesso para todos os estudantes da Uern e a retomada do ponto de reprografia (xerox), com previsão de retomada na segunda quinzena de junho.

Também existe a perspectiva de ampliação de contratos já vigentes, como o de manutenção predial (triplicando a capacidade, a partir do segundo semestre de 2022), além da perspectiva de contrato especializado, com início ainda em 2022, para instalação de forros e divisórias e grades de ferro em portas e janelas.

Estão previstas mais de 50 novas licitações/contratações de serviços, materiais, equipamentos e obras para 2022, o que corresponde a aproximadamente R$ 15 milhões.

Também foi apresentado um relatório das obras na Uern. Recentemente foram concluídas as seguintes obras, que correspondem a aproximadamente R$ 2 milhões: reforma do prédio das pró-reitorias no campus central; reformas diversas no campus de Patu; reforma da instalação elétrica e das clínicas odontológicas em Caicó; acessibilidade de banheiros e passeios no campus central e reforma e recuperação da Sede II da Faculdade de Letras e Artes (FALA).

Estão em andamento as seguintes obras, o que corresponde a quase R$ 2 milhões: construção de um bloco de salas na Fanat/Pós-graduação; serviços especializados em manutenção corretiva e preventiva das instalações elétricas; construção do Núcleo de Práticas Jurídicas; recuperação/revitalização dos blocos de salas de aula; construção de tanques sépticos e sumidouros no campus central e expansão da rede elétrica e lógica no campus central.

Novas obras em fase de licitação para execução em 2022/2023, totalizando mais de R$ 7,5 milhões: construção da sede do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES); reforma de bloco de sala de aula (FAD/FAFIC/FANAT); construção da 3ª e 4ª etapas do prédio da FANAT; construção de cerca e posto de vigilância no campus central; construção dos banheiros e redes coletoras de esgotos no campus central.

Estão previstas para licitação em 2023 as seguintes obras, o que corresponde a aproximadamente R$ 3 milhões: reformas gerais e de acessibilidade nos campi avançados; reformas das instalações elétricas nas unidades da Uern; reformas gerais e de acessibilidade na FACS; reformas gerais no Prodepe e outras obras FNDE com projetos a serem aprovados em 2022/2023.