ENTIDADE CRIA GRUPOS DE TRABALHO

Com o objetivo de problematizar a valorização do trabalho docente, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) criou cinco grupos de estudo para discutir as questões concernentes à situação da categoria nos âmbitos acadêmico e político.

Foram escolhidas as seguintes temáticas: Autonomia Financeira; Reforma do plano de cargos e salários; Campanha salarial 2011-2014; Regimento interno da ADUERN; Expansão e infra-estrutura da UERN.

No dia 12 de abril será realizada uma reunião com o Conselho de Representantes para uma formação mais ampliada dos grupos de trabalho. Todos os professores sindicalizados podem participar da reunião e da composição dos GT’s.

Os grupos de estudo devem ser compostos até dia 30 de abril e sintetizar as propostas em relatório, que será publicado até o dia 30 de junho. A seguir, o documento será submetido à consulta pública até 31 de julho. Até 30 de agosto serão realizadas reuniões e assembleias para a composição do documento final, que será publicado em uma revista em comemoração aos 30 anos da ADUERN.

GRUPOS DE TRABALHO

Autonomia Financeira
Membros da diretoria: Flaubert Torquato e Carlos Filgueira
Discutir o processo de conquista de autonomia financeira da Universidade. Elencar modelos de outras IES. Estabelecer parâmetros, diretrizes. Garantir a melhor forma de financiamento público da UERN. Problematizar o orçamento estadual.

Reforma do Plano de Cargos e Salários
Membros da diretoria: Fábio Beserra, Lindercy Lins e Luiz Eduardo
Tensionar o atual plano de cargos e salários, de 1989. Problematizar acerca da atual situação salarial dos professores e professoras da universidade. Discutir a divisão de níveis e classes. Propor mudanças que contemplem a conjuntura e satisfaça a qualidade de vida discente a médio e longo prazo.

Campanha Salarial 2011 – 2014
Membros da diretoria: Neto Vale e Gautier Falconieri
Identificar e analisar as perdas salariais dos últimos anos. Verificar os índices de inflação e as projeções para os próximos 5 anos. Identificar as melhores formas de reposição salarial bem como da manutenção da progressão da remuneração líquida para os próximos anos.

Regimento Interno da ADUERN
Membros da diretoria: Zacarias Marinho e Otília Neta
Discutir a expansão da UERN. Identificar as principais mudanças dos últimos 10 anos. Estabelecer meios eficazes de estreitar o diálogo com os representantes dos campi bem como com os filiados. Verificar itens que possam ter caducado e propor atualização. Criação de diretorias. Discutir atividades que devem ser encampadas pela ADUERN.

Expansão e Infra-estrutura da UERN
Membros da diretoria: Galileu Galilei
Problematizar acerca da expansão da UERN. Avaliar os métodos, os processos e suas qualidades. Identificar os principais problemas. Propor meios de expansão que garantam a qualidade do ensino público superior. Garantir recursos financeiros e humanos. Garantir a autonomia da UERN frente a esse processo.

Talita Lucena
Assessoria de Comunicação da ADUERN