ENACEI e SEMAPED apresentam debates sobre melhoramentos na educação com interdisciplinaridade

Na noite desta quarta-feira, 8, ocorreu a abertura do III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (III ENACEI) e o II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia (II SEMAPED) que abordam o tema geral “Base Curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola”. Organizado pela Faculdade de Educação (FE/UERN) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), o III ENACEI e o II SEMAPED realizou com auditório cheio e como atividade de abertura a primeira conferência, proferida pela Profª. Dra. Alice Casimiro Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

De forma abrangente, a professora convidada, Alice Casimiro, abordou as várias
vertentes do currículo que, segundo ela, “é central e extremamente importante para as
escolas”. A professora discorda do senso comum que prevalece há mais de duas décadas
ao colocar o currículo como um problema. Alice Casimiro entende que os problemas
verificados nas escolas são, em sua maioria, sociais. “É preciso que se entenda a relação
do currículo com os problemas sociais”, argumentou.

Prof. Dr. e chefe de Gabinete da Reitoria da UERN, Zezineto Mendes fala que as discussões propostas pelo evento são atuais e o quanto isso desenvolve o país. “A interdisciplinaridade traz a inovação e esta é instrumento para transformar a sociedade, as pessoas. Porque a educação e o ensino envolvem as mais diversas áreas do conhecimento e isso possibilita que tenhamos educação inovadora, transformadora e de qualidade. Esse é o papel das universidades públicas que fazem com que o Brasil possa se desenvolver através da atuação dessa educação de qualidade”.

A programação é desenvolvida no Campus Central da UERN e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O objetivo constitui-se como espaço de discussões e debates para pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam a atuação docente na escola.

O professor Jean Mac Cole, coordenador do ENACEI, explica que as articulações para o evento vêm somar interesses por temas da educação em especial pelo momento que a área vive no governo nacional atual. “O momento que a vida educacional vive é muito grave, através de um governo que ainda não mostrou a que veio e está tentando destruir o projeto de educação que é feito nas instituições. Percebemos um movimento de retrocesso que muito tem nos incomodado. Então, juntamos diversos pesquisadores de diversas universidades do País como UnB, UECE, UFRB, UERJ, IFs, que se unem a UERN e dão continuidade à ideia de universidades autônomas e retomar o projeto democrático de educação. Esse evento tem esse impulso de mobilizar e encontrar caminhos para isso. As universidades têm muito o que mostrar, apesar das dificuldades. A união com a UFERSA e IFRN mostra isso”.

O II SEMAPED visa avaliar o perfil formativo dos cursos de Pedagogia em universidades brasileiras, debater saberes, culturas e políticas para a formação do pedagogo. Nesta edição, o seminário terá como tema “Possibilidades formativas: Avaliando, planejando e reorganizando propostas curriculares propõe espaços de diálogo quanto às possibilidades formativas para cursos de Pedagogia”.

A professora Márcia Betânia Oliveira, coordenadora do SEMAPED, reforça que esse evento se desenvolve em parcerias, rede política com várias universidades do RN e do Brasil, com propósitos de avaliação e melhoramentos. “O SEMAPED tem como propósito maior discutir e avaliar o nosso curso de Pedagogia da UERN, aprimorar as nossas atividades, os nossos processos de conhecimento.”