EMOÇÃO MARCA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU DA PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA DA UERN

“O Sonho, a Luta, a Vitória”. O nome da primeira Turma de Medicina formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sintetiza o histórico do curso e a conquista dos 23 concluintes que colaram grau na quinta-feira, dia 12 de maio, em solenidade presidida pelo reitor Milton Marques de Medeiros, realizada no Hotel VillaOeste.

Para a oradora Mychele Amaral, o nome escolhido – “O Sonho, a Luta, a Vitória” – representa toda uma caminhada. Em discurso emocionado, ela agradeceu a todos os professores, os pacientes e as amizades formadas ao longo do curso. “Nossa gratidão aos mestres, nossos pais e à família Facs. Grande parte de nossa formação é fruto do trabalho de vocês. Somos, acima de tudo, cuidadores”, afirmou.

Na turma de Medicina de 2004 há muitas histórias de superação. Uma delas é a do estudante, hoje médico, Alcides de Oliveira, que até os 17 anos trabalhava como agricultor no município de Itaú e persistiu no sonho de tornar-se médico. De família humilde, ele foi um dos aprovados pelo sistema de cotas. “A emoção é grande. Sou o primeiro médico da família”, disse emocionado.

Outro discurso marcante foi o da paraninfa Maria Auxiliadora Carvalho da Rocha, assessora pedagógica do curso de Medicina e professora Honoris Causa da UERN. Também discursaram a deputada federal Sandra Rosado e o ex-reitor da Uern, prof. José Walter da Fonseca.

A cerimônia de Colação de Grau foi prestigiada pela classe médica e contou com a presença de várias autoridades políticas, entre elas a prefeita Fafá Rosado, a secretária estadual de Educação Betânia Leite, representando a governadora Rosalba Ciarlini; a deputada estadual Larissa Rosado, deputado estadual Leonardo Nogueira entre outros. O professor Francisco das Chagas Silva foi homenageado como padrinho da turma.

Finalizando a solenidade, o reitor Milton Marques de Medeiros, recordou todo o histórico do curso, as dificuldades para sua implantação, homenageou pessoas e políticos que contribuíram para essa conquista e finalizou dizendo “Por aquela porta, não sairão mais os mesmos homens e mulheres”, concluiu o reitor.

RECONHECIMENTO – No dia 06 de maio, quando a governadora Rosalba Ciarlini assinou o decreto reconhecendo o curso de Medicina, o diretor da FACS, professor Antônio Leite lembrou o esforço de todos que se dedicaram à implantação do curso de Medicina. Ele também ressaltou a qualidade: “O curso foi aprovado com conceito 4, que é muito bom, já que o máximo que um curso pode alcançar é o conceito 5”, lembrou Antônio Leite.