Em parceria com Senacem e Enacei, Foco abre com palestra sobre o novo Ensino Médio

O Programa de Formação Continuada (Foco) teve início na tarde desta quinta-feira, 10, no no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), com o debate “Novo Ensino Médio: perspectivas na escola, desafios para professores e estudantes e reflexos no ensino superior”.

O evento, em parceria com o VII Seminário Nacional do Ensino Médio (Senacem) e o V Encontro Nacional do Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (Enacei), tem como objetivo promover discussões didático-pedagógicas acerca das políticas educacionais, curriculares e formativas no âmbito do ensino superior.

Na abertura, a titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professora mestra Fernanda Abreu, registrou os números apresentados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), como os seus 57 cursos de graduação presencial, cinco de Educação a Distância (EaD), além dos, em média, 8 mil alunos matriculados. Mencionou ainda os programas formativos e as cotas sociais, para pretos, pardos e indígenas, para pessoas com deficiências e o argumento de inclusão regional.

“Somos uma universidade que concretamente trabalha com as desigualdades sociais. Somos uma universidade inclusiva e includente. A Proeg conta com uma equipe totalmente dedicada aos processos de continuidade das incontáveis ações de ensino e aprendizagem da nossa Universidade”, disse.

O reitor em exercício da Uern, professor doutor Chico Dantas, salientou que “o tema não poderia ser mais apropriado, porque, de fato, nós estamos precisando rever a prática docente, as políticas educacionais, o currículo, principalmente depois desse período posterior ao distanciamento físico de dois anos”.

De acordo com ele, o déficit educacional advindo disso é alto e demandará, mais do que nunca, a presença das universidades.

O Foco apresenta temáticas que fazem parte das discussões e das solicitações dos núcleos docentes estruturantes, do Fórum de Estágio das Licenciaturas (FIEL). e do Fórum de Estágio dos Bacharelados (FIEB).

“É muito importante essa mobilização entre as universidades, porque, sem apoio, seria muito difícil realizar um evento dessa dimensão. Então, fico muito feliz que o Foco e a Proeg tenham olhado para o Senacem e, pelo tema e lastro de produção do seminário nos últimos 12 anos, conseguimos mobilizar bons nomes nacionais”, afirmou Jean Mac Cole Tavares dos Santos, coordenador do VII Senacem e do V Enacei.

Estiveram à frente da abertura ainda o professor doutor Alcivan Nunes Vieira, chefe do Departamento de Estágios Obrigatórios da Proeg, e a professora doutora Meyre Ester Barbosa de Oliveira, coordenadora do Fórum de Diretores da Uern, e a professora mestra Sirleyde Dias de Almeida, chefe do Fórum de Departamentos da Uern.