EM NATAL, SEMINÁRIO VAI DISCUTIR RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E DIREITO

O II Seminário de Psicologia Jurídica, com o tema “Psicologia e Direito – uma relação dialética”, acontece nesta quinta-feira (29/07), às 18h, no Auditório do Campus de Natal. O evento é aberto ao público, e as inscrições já estão sendo feitas na secretaria do Curso de Direito do CAN, mediante o pagamento da taxa simbólica de R$ 5,00. A arrecadação será doada à ONG Casa do Bem.

O Seminário, coordenado pela professora Maria Audenôra das Neves Silva Martins, terá a duração de quatro horas e será emitido certificado para seus participantes.

Os temas discutidos serão: psicologia e direito civil, psicologia e direito penal, estudo da violência, violência contra a criança e o adolescente, mulheres em situação de violência doméstica: limites e possibilidades de enfrentamento; a adolescência, o judiciário e a sociedade; julgadores, vítimas e instituições de exclusão; um olhar sobre o delinqüente;  (des) contruindo a “menoridade”: uma análise crítica sobre o papel da psicologia na produção da categoria “menor”; o psicólogo e as práticas  de  adoção; psicologia aplicada à investigação e às vítimas do tráfico de pessoas; o papel da perícia psicológica na execução penal, e direitos humanos e cidadania.

No primeiro momento do evento, os professores Rogério Emiliano Guedes Alcoforado (Uern), Ângelo Magalhães Silva (Faculdade Câmara Cascudo/Ufersa), Ana Maria da Rocha (Faculdade Câmara Cascudo/Unp), e Munique Therense (Faculdade Câmara Cascudo) formarão a uma  mesa redonda, coordenada pelo professor Claudomiro Batista de Oliveira Júnior (Uern), para discutir “O papel das ciências humanas e sociais no mundo jurídico”.

No segundo momento, haverá um debate entre os expositores e os participantes.

Informações: 3207.8789