Em chamada pública, mestrado da Uern ganha bolsa de estudo para pessoas negras

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPgCC) ganhou uma bolsa de estudos do chamamento público para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas no ano de 2022.

O PPgCC é resultado da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O objeto do edital era a seleção de cursos de graduação e programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e/ou privadas, para a disponibilização de Bolsas de Estudo e Permanência para pessoas negras em nível de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu, com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado em 2021, entre o Grupo Carrefour e instituições públicas, visando à ampliação e ao ingresso de pessoas negras em programas de graduação e pós-graduação no Brasil.

“A importância desse projeto se observa em duas perspectivas: primeiro, captação de recursos externos; e segundo, seria fortalecer cada vez mais as ações afirmativas”, opinou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). Para ela, outras empresas deveriam levar adiante iniciativas dessa natureza.

Para Sebastião Emidio Alves Filho, coordenador do PPgCC pela Uern, “Estamos passando por um período de escassez de bolsas e defasagem de seus valores. Esta bolsa, além de ter um valor maior que a ofertada pela Capes, também tem grande valor simbólico, pois representa o incentivo ao desenvolvimento da ciência, à permanência do estudante na pós-graduação, busca pela igualdade de oportunidades e combate ao preconceito contra pessoas negras”.

Confira o relatório final clicando aqui.