Em ato simbólico, Reitoria da Uern recebe servidores para apresentação de planos de cargos

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (10), com representantes dos docentes e técnicos-administrativos para recebimento das propostas dos respectivos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs).

Histórico, o ato simbólico da entrega, um marco institucional, ocorreu no pátio do Epílogo de Campos.

“Tenho certeza de que esse projeto é o sonho de muitos, e nós faremos valer agora”, disse a professora dra. Cícilia Maia, reitora da Uern.

A professora reforçou a necessidade de união de forças para, no momento, encampar a luta pela aprovação, pela Assembleia Legislativa do RN, do projeto de autonomia financeira da Instituição ainda neste ano, antes do recesso parlamentar.

Vencer essa primeira etapa é considerado ponto indispensável para a futura apresentação dos projetos dos PCCSs ao Legislativo.

Diante disso, a reitora pediu “toda a força coletiva de todos e todas que estão aqui para que a gente possa, diante das nossas articulações pessoais e políticas, conversar sobre a nossa autonomia financeira no sentido de que ela seja concretizada ainda em 2021”.

Para o professor Neto Vale, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), “é um momento muito especial para a nossa categoria. Nosso plano é de 1989, e agora temos perspectivas de aprovar esse novo plano, com esse projeto que está em andamento, que hoje entregamos à Magnífica Reitora”.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Elineudo Melo, salientou que “nossa bandeira é a bandeira da Universidade. E hoje esse momento é para simbolizar a entrega de um sonho”.

Os projetos agora serão encaminhados ao Governo do Estado.

Vale lembrar que, no caso dos técnicos, o recebimento se tratou de uma reiteração, tendo em vista a entrega anterior da proposta deles à Reitoria.