Egresso da Uern Caicó tem tese na área de odontologia premiada como um das três melhores do Brasil

O egresso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de Caicó Isaac Jordão de Souza Araújo recebeu recentemente uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese – Edição 2022 na área da Odontologia. A pesquisa está entre as três melhores teses de doutorado na área de odontologia do Brasil.

Com o título “Biomineralização induzida por peptídeo de automontagem para terapias reparadoras e regenerativas”, a tese premiada foi defendida em março do ano passado. O trabalho teve a orientação da Profª. Drª. Regina Maria Puppin Rontani, do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com Issac Jordão, a ideia principal do trabalho foi utilizar um peptídeo* de auto-montagem para funcionalizar arcabouços 3D reabsorvíveis e induzir formação de tecido mineralizado. “Sintetizamos os arcabouços por meio de um processo chamado de eletrofiação e após a funcionalização com o peptídeo, testamos em modelos in vitro e in vivo, para analisar o potencial desses materiais para regeneração tecidual, com foco para os tecidos mineralizados na região craniofacial (ossos e dentes)”, informa.

E complementa: “Nossos resultados foram bem promissores e renderam publicações em revistas científicas de relevante fator de impacto na área de Odontologia. Agora vem essa menção honrosa no Prêmio de Teses da Capes, que reconhece a qualidade do trabalho. Isso é bastante significativo para mim”.

Natural de Boi Selado, zona rural de Jucurutu, no Seridó Potiguar, Issac Jordão sempre estudou em escola pública. Ele cursou Odontologia, na Uern Caicó, mestrado e doutorado na Unicamp, onde parte da pesquisa foi feita no Doutorado sanduíche na Universidade de Michigan nos Estados Unidos. Atualmente, ele está cursando Pós-doutorado na Universidade do Tennessee nos Estados Unidos.

“Esse prêmio reforça que o ensino público e de qualidade dá subsídios para crescermos dentro de qualquer área que escolhemos seguir, desde que tenhamos dedicação, empenho e que trabalhemos com seriedade e compromisso”, avalia.

Issac Jordão foi aluno da terceira turma do curso de Odontologia da Uern no campus de Caicó. “Foram muitas dificuldades ao longo do processo, contudo, o corpo docente foi o grande diferencial na minha formação. Eles nos apresentavam, desde o início, os caminhos de integração entre prática clínica e conhecimento científico. Nos incentivavam a participar de eventos científicos, apresentar trabalhos e desenvolver projetos de pesquisa e extensão. E, acima de tudo, eram grandes exemplos de como podemos alcançar nossos objetivos por meio de uma ciência bem praticada e pela transmissão do conhecimento fundamental a todos. Os professores, em sua grande maioria, eram jovens e com grande capacidade para incentivar e servir como exemplo para os alunos. Tanto é que nós temos diversos exemplos de ex-alunos do curso que hoje são professores universitários em diversas instituições”, afirma.

Ele agradece aos professores no apoio em sua trajetória. “Em especial, destaco o papel da Profa. Dra. Isabela Pinheiro, que foi minha orientadora de graduação e também é da área de Ciência dos Materiais e o Prof. Gustavo Emiliano que é um grande exemplo na minha caminhada acadêmica e de perfil profissional”, finaliza.

———–

*Peptídeos são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. Os peptídeos apresentam importantes funções no organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.