EdUCA recebe Escola Municipal de Iniciação Artística

No próximo dia 19, a EdUCA recebe os professores Antonio Francisco e Adriani Simões da Escola Municipal de iniciação Artística – EMIA.

A Escola Municipal de Iniciação Artística é um instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011, pertence à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e está localizada dentro do Parque Lina e Paulo Raia, localizado junto à estação Conceição do Metrô, no bairro do Jabaquara em São Paulo. Essas casas são a morada das crianças e de seus professores, os artistas.

A concepção norteadora do trabalho desenvolvido na EMIA é a compreensão das crianças como o centro dos processos criativos e do ensino-aprendizagem em Arte. E tem por finalidade principal, assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos interlinguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro).

A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. E oferece oficinas abertas em todas as áreas para o público em geral, além de pais e ex-alunos.

A proposta deste encontro na Escola da UERN é fruto da visita realizada pela professora Tatiana Moritz, coordenadora artística da EdUCA, no mês de agosto, na EMIA, e nasce do desejo de compartilhar com nossa comunidade um pouco dos 39 anos de história desta escola.

Para a coordenadora da EdUCA, professora Irene van den Berg, “essa programação se correlaciona com o processo de construção de nossa proposta pedagógica, pois as ações realizadas pela EMIA há 39 anos são uma experiência rica e inovadora que poderá nos inspirar na proposição de nossas ações na EdUCA”.

O encontro será norteado pelos seguintes aspectos:

– A EMIA – História e contexto;

– Mapa Artístico Pedagógico da EMIA – Percurso da criança em oito anos de curso;

– Iniciação artística e integração de linguagens;

– O artista professor – As especificidades do profissional que atua na EMIA.

A palestra acontece no dia 19, das 09h às 12h, no miniauditório. À tarde, das 14h às 17h, teremos uma reunião com a equipe EdUCA e o professor Antonio Francisco para compartilhar experiências e pensar possibilidades em relação à nossa proposta institucional.

Na mesma data, nos turnos da manhã e tarde, também acontece uma oficina de encadernação artesanal ministrada pelo professor Adriani Simões.

* Texto: Profª. Dra. Márcia Pinto – Projeto EdUCA Comunica