EdUCA inspira e cursinho Gabarito ajuda jovem a conquistar vaga no IFRN

A estudante Ester Paiva da Silva (15 anos), aluna da Escola da UERN (EdUCA) e do cursinho Gabarito, projeto de extensão desenvolvido no Campus de Natal (CaN), que ajuda alunos de escolas públicas da zona Norte a se prepararem para o Exame de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebeu nesta sexta-feira (22) a notícia de sua aprovação no curso de Lazer do IFRN, campus da Cidade Alta.

Ester, mãe e irmãs foram personagens da matéria Famílias na EdUCA, que contou como a Escola da UERN vem transformando a vida de crianças, jovens, adultos e até idosos. “Ester fez ballet aos oito anos e hoje faz aulas de teatro. Este ano, ela se matriculou no cursinho Gabarito e estávamos muito confiantes. Esse projeto é maravilhoso, porque não tinha nenhum cursinho popular para o IFRN”, conta a mãe, Silvana Paiva da Silva (35 anos), que tem outras duas filhas pequenas também matriculadas na EdUCA, assim como ela mesma que pratica atividades físicas e culturais na Escola.

A dona de casa faz questão de testemunhar a diferença que a EdUCA, assim como o projeto de Extensão Cursinho Gabarito, fez na vida dela e de suas filhas. Para as professoras doutoras Rouseane Paula e Márcia Pinto, coordenadoras do cursinho Gabarito, a aprovação de Ester evidencia a importância do trabalho de extensão que a UERN realiza no Campus de Natal, localizado na zona Norte, área mais populosa da cidade, mas também uma das mais carentes de iniciativas públicas educacionais e culturais.

“Foi nas aulas de teatro que Ester resolveu buscar uma vaga no curso de Lazer do IFRN, e a mãe dela me contou o quanto a família estava confiante e grata pela adolescente poder contar com o reforço garantido pelo cursinho Gabarito”, lembra Márcia. “Diante da precarização da educação básica nas redes estaduais e municipais, a rede federal se destaca com um ensino de qualidade. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2017), sete em cada dez alunos têm nível insuficiente em português e matemática”, registra a professora Rouseane, para destacar a importância de iniciativas como o cursinho Gabarito.

Este ano, o Gabarito teve 40 alunos matriculados. O projeto, já cadastrado no SigProj, envolve professores e graduandos do Campus de Natal que lecionam língua portuguesa, redação e matemática direcionadas ao conteúdo exigido no Exame de Seleção do IFRN, em aulas ministradas sempre aos sábados, das 8h às 13h.

Em 2018, o cursinho Gabarito preparou 45 estudantes para o Exame. Entre eles, estava Johnatan Isídio da Silva, então aluno da Escola Municipal Professor José do Patrocínio, que conseguiu a tão sonhada aprovação no curso de Eletrônica do IFRN, Campus Zona Norte. O jovem morador da Redinha conta que ficou sabendo do cursinho na escola e se interessou para poder ter um guia de estudo. “O curso me ajudou nas partes de organização para o tempo de prova, orientação para o estudo do conteúdo, motivação e planejamento para a redação”, contou ao saber de sua aprovação.