Edições Uern lança e-book sobre os indígenas Warao nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 06, às 19h, a Editora Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Eduern) lança o e-book “Os Warao no Brasil: diáspora, políticas e direitos indígenas”.

Com participação de várias lideranças Warao, protagonistas da obra, o evento ocorre de forma virtual através do canal do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGANTS) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com mediação da professora doutora Eliane Anselmo, da Uern, e do professor Ronny Velásquez, da Universidade Central da Venezuela.

O e-book é uma coletânea de artigos que dá continuidade às reflexões apresentadas na publicação do e-book “Yakera, Ka Ubanoko: o dinamismo da etnicidade Warao”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por intermédio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), em 2020.

“Multidisciplinar e interinstitucional, esta obra contempla a situação dos Warao a partir de diversos olhares que evidenciam a importância da troca e compartilhamento de informações e saberes”, diz a professor Eliane Anselmo.

De acordo com a docente, os Warao têm construído um processo migratório bastante particular no território brasileiro a partir do ano de 2015. Nos textos, se evidenciam a particularidade dos deslocamentos que têm sido visto como um desafio para as instituições governamentais e não governamentais.

“A obra demonstra as diferentes situações vivenciadas pelo grupo, ou seja, cenário político, social, cultural e econômico de cada estado. Essas experiências diferenciadas se evidenciam através das políticas de acolhimento, assistência na área de educação e saúde, atuação dos agentes do poder judiciário, além do preconceito e a discriminação social”.

Assim, completa a professora, a publicação pelas Edições Uern colabora com a difusão desses estudos, bem como também difunde o trabalho primoroso de nossa editora por todo país.