Diretoria de Informatização faz balanço dos projetos realizados em 2016

A Diretoria de Informatização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DINF/UERN) passou por uma reestruturação ao longo de 2016. Composta por três estruturas macro: Planejamento, Desenvolvimento e Suporte, a DINF desenvolveu e/ou contribuiu com vários projetos executados de forma integrada por diversos setores e pró-reitorias da UERN.

O Diretor de Informatização, Prof. Dr. André Pedro, ressalta que uma das condições que facilitou a execução dessas ações foi a figura do gestor de projeto. “Isso fez com que tivéssemos um processo mais ágil, pois sempre havia um profissional focado e respondendo por cada projeto”, explica André Pedro, ressaltando que os bons resultados são fruto do trabalho em equipe.

Dentre os projetos que somam agilidade e dinamismo aos serviços prestados pela UERN, André Pedro destaca a ampliação do acesso à redes de internet abertas em áreas coletivas.  Os investimentos para ampliar a rede de dados na UERN seguem uma política de democratização de acesso à internet e têm o objetivo de facilitar a pesquisa e beneficiar a comunidade estudantil. Esse acesso foi instalado primeiramente no Centro de Convivência do Campus Central, em seguida, foram contemplados os Campi de Assú e Pau dos Ferros.

Outro projeto que merece destaque é o Policom, tecnologia utilizada para reuniões, aulas e defesas à distância.  Os projetos implantados criam condições para que outras ações encontrem suporte e possam ser executadas. Dois exemplos são a contratação da empresa CINTE, responsável pela infraestrutura adequada nos Campi; e a Plataforma de Virtualização, que possibilita o melhor aproveitamento do potencial das máquinas.

Outros projetos que tiveram o suporte da DINF foram: Módulo de Ficha Catalográfica On-line, implantado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), ferramenta desenvolvida pela Seção Técnica de Informática da USP e adaptado pela DINF; inclusão da UERN na rede CAFe, que congrega Universidades e Institutos Federais, possibilitando o acesso a periódicos da CAPES, uma parceria com a PROPEG;  SIG´s, que consiste no sistema de gestão de serviços, uma demanda da Pró-Reitoria de Administração;  SINFO, ferramenta que atendeu a uma exigência do Ministério do Trabalho, utilizada pelo sistema de Recursos Humanos da PRORHAE; novo site da UERN, desenvolvido pela Agência de Comunicação (AGECOM/UERN) e hospedado pela DINF; suporte técnico à Revista da PROEX.

A equipe da DINF é composta por 11 profissionais, além de estagiários do curso de Ciência da Computação.  As metas para 2017 incluem a implantação do SIGAA e do Giga Mossoró. Este último prevê um anel de fibra ótica ligando a UERN, UFERSA, IFRN e a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).