Diretoria de Informatização entrega primeiros sistemas Siga implantados na UERN

A Diretoria de Informatização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DINF/UERN) entregou nesta segunda-feira (29) os primeiros sistemas de informatização de processos no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) implantados na Instituição.

O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é referência em nível nacional, sendo utilizado por grande parte das instituições de ensino superior do País, além de órgãos governamentais.

Os Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG-UERN) é formado por um conjunto de sistemas cuja função é administrar informações e procedimentos de diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo e acadêmico, dentre outros, propiciando a integração dessas informações de forma que os mesmos possam ser manipulados e gerenciados de forma eficiente e segura.

O processo de implantação na UERN se deu a partir da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do almoxarifado. De acordo com o diretor de Informatização da UERN, André Pedro Fernandes, os próximos setores a serem contemplados são as Pró-Reitorias de Extensão, Orçamento, Transporte e Patrimônio.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes, o sistema irá possibilitar uma maior agilidade, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento dos programas e acesso a dados estatísticos. Neste primeiro momento, o sistema irá abranger três programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), para só então ser implantado nos outros programas.

No Rio Grande do Norte, além da UERN e a UFRN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) também adotou o Siga, e o Governo do Estado está finalizando as negociações para a implantação do Sistema. Neste processo, a UERN tem papel fundamental e irá atuar como gestora técnica para a implantação no Governo. “A implantação do sistema na UERN aconteceu de forma muito tranquila e nos deu condição para realizar este mesmo trabalho junto ao Estado”, afirmou André Pedro.

Segundo o reitor Pedro Fernandes, a implantação do sistema Siga na UERN é um passo importante para a Universidade, que poderá otimizar o processo de gerenciamento da Instituição. Em 2014, a Universidade começou a conversar com a UFRN para a implantação do sistema, porém foi preciso que a UFRN mudasse sua resolução para poder firmar a parceria com uma universidade estadual.

O reitor também falou sobre a importância do sistema para os processos da Universidade. “Com o crescimento da pós-graduação aumentamos a captação de recursos e a aquisição de equipamentos, e tudo precisa ser registrado e auditado. É preciso prestar contas e o Siga também atende a tudo isso. Nós poderíamos ter desenvolvido um sistema nosso, mas já é hora de unir forças e avançar. E foi o que fizemos. A UFRN tem o melhor sistema utilizado no País, e vem sendo uma parceira da UERN neste processo”, explicou o reitor.