Diocese lança programação da Festa de Santa Luzia 2015

O pároco da Catedral de Santa Luzia, Padre Walter Collini, lançou, na manhã desta segunda-feira (26), a programação da Festa de Santa Luzia 2015, ao reunir a imprensa e convidados no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), localizado à Praça Dom João Costa, bairro Santo Antônio. Este ano, o tema da Festa é “Em Luzia a Luz de Jesus”. O Sub-Tema definido da Festa é a “A Luz e Jesus”.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras da Festa. Através do Departamento de Comunicação Social (DECOM) será produzido um documentário sobre a peregrinação da imagem secular de Santa Luzia. As filmagens serão iniciadas em breve. Os vídeos serão exibidos antes da novena da noite, durante a festa que ocorre de 03 a 13 de dezembro.

O Padre Walter Collini explicou que a temática escolhida pela organização da Festa: “A Luz é Jesus, que nos disse – eu sou a luz do mundo, e quem me segue não andará nas trevas, mas pela luz da vida”, disse. Ainda em relação ao sub-tema, Collini lembra que a Luz de Jesus brilhou em Luzia. A nossa padroeira é como a lua que recebe a luz do sol e a mostra a todos nós.

A solenidade contou com as presenças do Prefeito Francisco José Junior, do Reitor da UERN. Pedro Fernandes, de representantes de instituições parceiras, a exemplo do Colégio Diocesano Santa Luzia. Além do Reitor da UERN e do Prefeito de Mossoró, fizeram o uso da palavra o Cura da Catedral, Padre Walter Collini; o vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, Charles José Luiz, pela Associação dos Deficientes Visuais; do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas; de João Neto, pela organização do evento.

Na oportunidade, Alexandre Fernandes, representante da Coordenação da Festa de Santa Luzia, informou que, no domingo (25), já como parte dos festejos, a imagem de Santa Luzia visitou a residência do Casal Francisco Ferreira Souto/Edith Souto, na Praça Vigário Antônio Joaquim. E que as visitas da imagem acontecerão até o dia 29 deste mês, junto as capelas, paróquias, empresas comerciais e industriais parceiras, e moradores residentes na cidade, que tradicionalmente participam da festa e movimentos religiosos, durante este período.

Segundo ele, nos finais de semana, a peregrinação com a imagem da Santa acontecerá nas paróquias do interior do Estado. Depois do Oeste, a imagem será conduzida aos municípios da Costa Branca e volta a Mossoró no dia 29 de novembro, quando acontecerá o tradicional abraço à cidade, seguida da cavalgada de Santa Luzia, saindo do Parque Porcino Costa.

A abertura oficial da Festa de Santa Luzia, na Catedral, acontecerá no dia 03 de dezembro, e a partir do dia 4 começa o novenário que se estenderá até o dia 12. E ainda no dia 12 de dezembro, acontecerá a Motoromaria, que terá no seu encerramento, o show-mensagem do Padre Nunes.

O roteiro da procissão de Santa Luzia, no dia 13, começa pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, obedecendo organograma definido pela organização da festa. Ao deixar o patamar da igreja de Nossa Senhora de Fátima, os devotos de Santa Luzia seguem com o Andor com a imagem de Santa Luzia pela rua Rodrigues Alves, em direção a paróquia de São José, que recentemente completou 50 anos de existência. Em seguida, a procissão segue pela rua Prudente de Morais, Avenida Alberto Maranhão até a Avenida Augusto Severo, da Rua Idalino Oliveira até a Catedral de Santa Luzia.