DINF realiza balanço das ações desempenhadas em 2018

Projetos e inovações que conferiram mais agilidade e segurança às atividades realizadas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estiveram entre as principais ações realizadas pela Diretoria de Informatização da UERN (DINF) em 2018, conforme balanço realizado pelo setor.

Uma das principais iniciativas desempenhadas, destaca o diretor de Informatização da UERN, André Pedro, foi a modernização dos processos e procedimentos administrativos, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Através do novo sistema, os processos administrativos, orçamentários e financeiros no âmbito da UERN são agora criados, gerenciados e tramitados como processos eletrônicos, extinguindo-se a versão física em papel.

Do mesmo modo, a comunicação por memorandos, ofícios e outros despachos administrativos têm sua tramitação feita de forma eletrônica.

“Isso traz muito mais rapidez e segurança para os nossos processos. É uma agilidade muito grande para a Universidade”, ressalta o diretor.

De acordo com André Pedro, outro avanço realizado pela diretoria, em 2018, foi a adoção do sistema G Suite, que permitiu o uso de serviços do Google – como o Gmail e o Google Docs – integrado às contas institucionais de professores, técnicos e alunos.

Conforme o diretor, a parceria entre a Universidade e o Google possibilita a otimização de diversos procedimentos acadêmicos e administrativos, sendo os serviços oferecidos à UERN de forma gratuita.

Outra ação, acrescenta, foi a implementação do Sistema Integrado de Gestão e Serviços (SIGS).

O sistema possibilita a otimização e informatização de rotinas e procedimentos institucionais, auxiliando no desenvolvimento das atividades e na gestão da Universidade.

Uma das vantagens do novo sistema, frisa, é a maior capacidade de gerenciamento das demandas de cada setor e unidade acadêmica, possibilitando um melhor planejamento de ações voltadas ao atendimento das demandas da Universidade.

Apenas nos últimos seis meses, salienta, foram realizados mais de 1.200 atendimentos de ordens de serviço de tecnologia da informação.

O diretor ressalta ainda a apresentação, para a equipe da nova gestão do Governo do Estado, da proposta da Usina Fotovoltaica da UERN. O projeto, explica, refere-se à instalação de uma usina no Campus Central que possibilitaria uma economia aproximada de 25% do consumo total de energia da Universidade.

Conforme o diretor, entre os planejamentos para 2019, há a continuidade dos projetos de implantação das redes Giga em Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros, além da ampliação do SIG-UERN para os setores de pós-graduação, transporte e almoxarifado.