Dia do Bibliotecário é comemorado neste domingo (12)

Neste domingo (12) é comemorado o dia do Bibliotecário. Esse profissional é responsável por classificar, organizar, conservar e divulgar os acervos das bibliotecas ou centros de documentação. Tem como atribuições analisar, planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação. Também age no intuito de preservação dos itens que integram o acervo.  Com isso, vemos a importância desse profissional na sociedade, e, principalmente, no âmbito das universidades.

Assim, em comemoração ao dia desse profissional, o Conselho Regional de Biblioteconomia CRB 15, em parceria com a Escola de Governo e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou, nesta sexta-feira (10), um evento em homenagem ao bibliotecário, uma realização da Rede Bib-RN, que reúne todas as bibliotecas do Estado. O evento aconteceu no Campus da UERN em Natal, com o objetivo de reunir profissionais que atuam em vários municípios potiguares, para debater a profissão, perspectivas, avanços e inovações do mercado. O tema do encontro foi “Colaboração e Compartilhamento Institucional na Era Digital”.

A UERN possui 19 bibliotecas, uma central e as demais setoriais. Elas têm como objetivo dar suporte informacional de qualidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuindo assim com o processo de fortalecimento da ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento acadêmico e regional. Além disso, “a biblioteca universitária pode ser mais que apenas serviço de empréstimo, pois ela diminui barreiras de acesso informacional, democratiza a informação, contribui para a formação e desenvolvimento do conhecimento, é lugar de interação social e cultural, entre outros”, afirma Jocelania Marinho.

A Biblioteca Central da UERN dispõe de um acervo de mais de 42.000 títulos e 78.000 exemplares, entre livros, teses, dissertações e periódicos científicos em todas as áreas do conhecimento, que podem ser acessadas por qualquer aluno, funcionário ou docente da Universidade e comunidade externa. Realiza em média mais de 2.000 empréstimos mensais e recebe em média 200 visitantes por dia.

No concurso realizado pela UERN em 2016, 5 novos bibliotecários ingressaram na Universidade.

Nesta data, então, não poderíamos deixar de parabenizar os bibliotecários da UERN: Jocelania Marinho (Campus Central), Aline Karoline da Silva (Campus Central), Neto Lopes (Campus de Natal), Lucikelly Oliveira (Campus de Assú), Karolina Rodrigues (Campus de Patu), Joseane Mariada (Campus de Caicó) e Francismeiry Gomes (Campus de Pau dos Ferros).

DATA- O Dia do Bibliotecário foi instituído em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Ele trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional, e, posteriormente, na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.