Deputado Dr. Bernardo entrega Moção de Congratulações à UERN

A UERN recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), Moção de Congratulações por seus 51 anos de existência, celebrados no próximo dia 28. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Doutor Bernardo e teve espaço na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Durante a cerimônia, também foram entregues votos de congratulações com menção honrosa à Faculdade de Enfermagem, por seus 50 anos, e ao curso de Direito da UERN. Foi homenageada também a Faculdade de Ciências da Saúde, que completa 15 anos.

Em discurso durante a solenidade, o deputado enalteceu a atuação da UERN sobretudo devido à missão da Instituição de permitir o acesso ao conhecimento. Doutor Bernardo apontou o contraste entre o cenário atual e às dificuldades enfrentadas, décadas atrás, por quem buscasse formação profissional no interior do Estado. “Antes, pra você se formar, só se fosse à capital. E hoje você tem a UERN formando aqui no interior médicos, enfermeiros e inúmeros outros profissionais”, destacou.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou os avanços apresentados pela UERN, desde sua criação, não apenas em relação à ampliação do acesso ao conhecimento, mas também quanto à capacitação dos professores e ao corpo técnico, formado inteiramente por profissionais concursados, além do desenvolvimento de diversas ações de atendimento ao público externo.

Esse acesso ao ensino, pesquisa e extensão, salientou Pedro Fernandes, atende não apenas alunos do interior do Rio Grande do Norte, mas de vários estados, que também disseminam o conhecimento adquirido na Universidade.

“Temos feito todo esse esforço para melhor formar esses meninos e meninas, para que nosso município, nosso Estado e nosso País superem as mazelas que enfrentamos hoje. Receber essa moção é então um orgulho muito grande”, enfatizou o reitor.

Após a solenidade, o deputado visitou parte das instalações da FACS e o ambulatório da faculdade, que oferece serviços em áreas como cardiologia, gastroenterologia, infectologia, psiquiatria e ginecologia e obstetrícia.