Deputada Isolda Dantas confirma compromisso com plano de cargos dos servidores da Uern

“Logo que os planos de cargos dos servidores técnicos e docentes da Uern chegar na Assembleia, que por obrigação precisa ser enviado pelo Governo do Estado, nós seremos, como fomos na Autonomia, de pronto, lutadores para que esse plano seja aprovado e a gente possa ter profissionais reconhecidos, pois qualificados já são, para continuar construindo nossa querida Universidade”. A afirmação é da deputada estadual Isolda Dantas, que visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na manhã desta segunda-feira (14).

Acompanhada da coordenação do Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (CACER) e da coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Terumi Tatsukawa, a deputada Isolda externou a preocupação com os campos de estágio para os estudantes de medicina em Mossoró. “Esse é um desafio para a nossa Universidade. Mossoró hoje é um polo da saúde e precisamos garantir que esses alunos, que têm todo um processo de muita qualificação por parte do ensino, no momento do estágio, que essa qualificação permaneça nos espaços públicos, como no Hospital Tarcísio Maia, no Hospital Rafael Fernandes, Unidades Básicas de Saúde, entre outros”, afirmou a deputada.

De acordo com o coordenador do Cacer, Luiz Minto, muitas vezes os estudantes da Uern não estão sendo acolhidos nesses espaços públicos, o que causa preocupação nos estudantes. “Conseguir chegar nesse momento, de ter a presença da maior autoridade da Universidade e de uma autoridade da Assembleia Legislativa para a gente construir junto um caminho para soluções concretas e resolutivas para a problemática dos campos de estágios e dos residentes, é uma conquista. Essa é uma luta que a gente quer deixar como legado”, afirmou Luiz Minto.

Durante a reunião, a reitora Cicília Maia apresentou as providências que estão sendo tomadas pela gestão universitária para solucionar a questão, junto à Prefeitura de Mossoró, prefeituras de cidades vizinhas e do Governo do Estado. Também foram traçadas estratégias para resolver a questão a curto e médio prazo, o que agradou os representantes dos discentes.

“A Universidade está tomando todas as providências para solucionar de vez os problemas da preceptoria e de campo de estágio dos nossos estudantes de medicina. Já procuramos a Secretaria de Saúde do estado e do município de Mossoró, conversamos com o próprio prefeito Alysson Bezerra, que já incluiu no contrato dos médicos prestadores de serviço do município, um instrumento para disponibilizar médicos para atuar também como preceptores dos nossos estudantes. Em breve, com a contribuição da deputada Isolda e a sensibilidade da governadora Fátima Bezerra, esse será um problema superado”, afirmou a reitora.

Acompanharam a reunião a subchefe do departamento de Medicina, Allyssandra Rodrigues; o chefe de gabinete da Reitoria, Lauro Gurgel; a pró-reitora e a  pró-reitoria ajunta de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu e Rosa Rodrigues; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Torres; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral; o diretor de pós-graduação, Rodolfo Lopes, e a assessora da Reitoria, Jéssica Figueiredo.