DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA TREINA ENVOLVIDOS EM PROJETO

O Departamento de Matemática e Estatística (DME) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT-UERN) estão promovendo, desde o dia 1º de outubro, o reinamento de conteúdos para acadêmicos, professores e alunos envolvidos no projeto “Laboratório de Ensino e Aprendizagem: Apoio Pedagógigo à Educação Básica”. Através dessa projeto, foi feita a implantação do laboratório de ensino da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia  O teinamento segue até dia 25 de novembro.

O projeto tem o propósito de oportunizar às escolas de Educação Básica da rede pública a criação e organização de um espaço adequado para ser utilizado como recurso metodológico auxiliador no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas das áreas específicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de forma a diminuir os bloqueios que estas disciplinas exercem sobre alguns alunos, e tem como referência as novas diretrizes curriculares, buscando atender, de
modo criativo, às transformações introduzidas no sistema nacional de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996).

De forma específica, pode-se destacar como contribuição do projeto, a articulação de ações entre a Universidade, professores e alunos das escolas da Educação Básica que serão multiplicadores das ações, ampliando o espaço de discussão entre professor e aluno, e estimulando a construção de material didático-pedagógico, ampliando o acervo do laboratório de ensino e aprendizagem da sua escola.

A execução identifica-se como um projeto curricular acadêmico que visa oportunizar aos acadêmicos do curso de Matemática, licenciatura, e acadêmicos de outros cursos de formação de professores o conhecimento como "práticas como componente curricular vivenciada" expressa na
Resolução CNE/CP 2/2002, e a experiência em desenvolver atividades em projetos de extensão.

O projeto está sendo executado em primeira instância na Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, município de Mossoró, que abrangerá treinamentos específicos de conteúdo para professores e alunos da escola, organização de evento (programação/folder) com a finalidade de apresentar a comunidade de Mossoró e circunvizinha o laboratório de ensino da escola.

Os cursos de Matemática, Física e Geografia da UERN são os responsáveis pela organização deste projeto, onde os acadêmicos e egressos vivenciarão a experiência de ensinar fazendo em oficinas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, prazeroso e eficaz.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

13/08/2008
Credenciamento da escola: ato oficial do cadastro da escola e apreciação da programação.
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: 16h às 17horas.

02/09 a 25/11/08
Encontro semanal da equipe gestora para organização, acompanhamento das tarefas.
Local: Laboratório de Ensino de Matemática/FANAT
Dia da semana: terça feira                             Horário: 9h às
11horas

25/09/08
Reunião na escola para consolidação da programação e distribuição de tarefas.

01/10 a 25/11/08
Treinamento de conteúdos para acadêmicos, professores e alunos da escola.

25/11/08
Reunião geral de acompanhamento

28/11/08
EVENTO: Implantação do laboratório de ensino e aprendizagem da Escola
Estadual Dr. Lavoisier Maia
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: 8:00 às 18:00hs

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
DATA: 28/11/2008
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia

1. ABERTURA
PALESTRA
Tema: experiência de implantação do Laboratório de Ensino de
Matemática da FANAT/UERN.

2. OFICINAS PEDAGÓGICAS
SALÃO (1) – Praticando e aprendendo com o material didático manipulável
AÇAO: Demonstração de utilização do material didático.

SALÃO (2) – Praticando e aprendendo com a construção do material
didático manipulável.
AÇÃO – Apresentação do tema: A importância do aproveitamento de materiais de lixo reaproveitável, em defesa do meio ambiente. Oficina: Construção de materiais didáticos, utilizando material sucata.

SALÃO (3) – O livro paradidático como recurso metodológico.
AÇÃO – Apresentação do tema: Uso de paradidáticos para o ensino fundamental. Expositor de livros: exposição de livros paradidáticos. Síntese de livros: interpretação de livros lidos pelos alunos da escola, através de painéis, pinturas, desenhos, etc. Dramatização cultural: Alice no país dos números.

SALÃO (4) – Salão de jogos.
AÇÃO – Tema: Uso de jogos facilitadores para o ensino-aprendizagem.
Atividades: exploração dos conteúdos através de jogos educativos.

SALÃO (5) – Aprendendo as Ciências Naturais com a instrumentação prática
AÇÃO – Apresentação de experimentos nas áreas de física, biologia e química tendo como referência o conteúdo abordado no livro didático de ciências adotado pela escola.

3. IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA
AÇÃO: Organização do laboratório da escola. Atividades: construção de material didático para o acervo do laboratório.

Executores: Professores e alunos da escola; Acadêmicos e egressos dos cursos de Matemática, Física e Geografia da UERN.

Público Alvo: Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da Educação Básica; professores que atuam no ensino das disciplinas de áreas específicas do ensino fundamental e ensino médio da Educação Básica; professores, egressos e alunos dos cursos de Matemática, Física e Geografia; professores, egressos e alunos de outras áreas de formação de professores.

Coordenação do projeto
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO, licenciatura em Matemática (UERN) e especialista em álgebra (UFRN). Vinculada no Departamento de Matemática e Estatística da UERN, com experiência no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. Em exercício (tempo: mais de duas décadas) na graduação da UERN em prática de ensino/estágio supervisionado de matemática para o curso de matemática e ensino de matemática para o curso de pedagogia do PROFORMAÇÃO. Responsável pelo Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Matemática (componente do currículo do curso de Matemática, modalidade de licenciatura da UERN). Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática da FANAT-UERN.