DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA REALIZA II ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA

O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realiza, no período de  19 a 21/7, o II Encontro do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Cidade no Nordeste Brasileiro. Este ano o tema central do evento é “Urbano e as Pequenas e Médias Cidades no Nordeste”. O encontro será iniciado às 19h. A abertura será feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor-doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Geografia, no Campus Central da UERN. O evento ocorrerá no auditório da FAFIC, FAEF e nas salas do Departamento de Geografia.

O II Encontro do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Cidade no Nordeste Brasileiro: Análise Sócio-territorial e Ambiental apresenta a discussão acerca do urbano e das cidades médias e pequenas no Nordeste brasileiro.

Este tema ocupa, nos dias atuais, boa parte da agenda geográfica brasileira, sobretudo quando nas metrópoles o crescimento tem ocorrido de forma intensa, aumentando o custo de vida e comprometendo a qualidade de vida e do ambiente.

Desta forma, a coordenação do evento informa que é imprescindível compreender estas realidades, que se apresentam múltiplas e complexas, qualificando-as e permitindo apreender as suas formas e seus conteúdos. Também se faz necessário apreender suas particularidades realçando a dialética dos lugares, que embora enseje uma dinâmica global não aniquila a dinâmica do local.

O objetivo do encontro, além de discutir as peculiaridades do tema proposto, é abertura de um espaço para debates, contribuindo para o avanço da geografia potiguar bem como para o da discussão geográfica sobre as cidades médias no Brasil.

No dia 19, segundo a programação do evento, haverá a conferência: “Refletindo o Urbano nas Pequenas e Médias Cidades no Nordeste”, pelas professoras-doutoras Rita de Cássia da Conceição, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Zenilde Baima Amora, da Universidade do Estado do Ceará (UECE). A mediação será do professor-mestre Fábio Ricardo Beserra.

A inscrição do encontro pode ser feita no Departamento de Geografia, no horário das 7h30 às 11h e das 19h às 22h. A taxa é de R$ 10,00 até o dia 15/7.  Do dia 15 ao dia 19/7, a taxa será de R$ 19,00. O valor compreende a participação no encontro e em um dos mini-cursos ofertados. Os interessados em participar de mais de um mini-curso deverão fazê-lo até o dia 10/07, com a Professora Josélia Carvalho de Araújo, no Departamento de Geografia da UERN. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (84) 3315 2193 ou pelo e-mail eventosdgeuern@hotmail.com.