O Departamento de Economia da UERN lançou nesta quinta-feira, dia 26, o Informativo do Emprego, Renda e consumo do Município de Mossoró. O lançamento ocorreu às 19h, no Auditório do Prodepe (vizinho ao Ginásio de Esportes), no Campus Central. Além de alunos, professores e técnicos administrativos da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN), foram convidados a participar do evento todos que se interessam pelo assunto.
Em seu primeiro número, o informativo traz a análise da evolução do mercado de trabalho do município de Mossoró frente ao desempenho do mercado nacional e estadual. Os dados sugerem dinâmica diferenciada da economia local em relação à economia estadual e nacional.
O Informativo é um trabalho coordenado pelo professor Francisco Soares de Lima. De acordo com a publicação, o mercado de trabalho do município de Mossoró apresenta uma dinâmica ligeiramente diferenciada, o que pode ser verificado pela taxa de crescimento do estoque de emprego formal 7,52% entre 2003 e 2010. No período de 2000 a 2010 a taxa de crescimento médio anual do estoque de força de trabalho formalmente empregado no Rio Grande do Norte e no Brasil foram, respectivamente, 4,57% e 4,38%.
Os dados mostram ainda que os setores com maior potencial de geração de emprego formal – comércio e serviços – são também aqueles com baixo potencial de geração de renda, pois apresentam salários menos sensíveis à variação do emprego. Foi detectado um alto índice de rotatividade da força de trabalho na economia local.
O trabalho ainda analisa as características das contratações e as causas dos desligamentos no mercado formal. Procedeu-se uma estimativa de massa de salários e, por fim, foi estimado o consumo das famílias por categoria de despesa. Os resultados foram obtidos através de levantamento de dados oficiais, da sua descrição e análise, bem como da construção e utilização de indicadores do mercado de trabalho.
Mais informações:
3315-2200 – Departamento de Economia