Debate sobre o papel das Ciências Humanas marca abertura da V Semana de Humanidades

O debate sobre o papel das Ciências Humanas na contemporaneidade marcou a abertura da V Semana de Humanidades da Uern, na noite desta terça-feira (19). Promovida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a Semana se estende até quinta-feira (21), contando com minicursos, conferências e simpósios temáticos, entre outras ações.

A abertura do evento foi marcada pela palestra “Pós-Modernidade e Ciências Humanas”, proferida pelo professor e filósofo cearense Manfredo Oliveira.

O professor abordou o tema a partir do trabalho de diversos filósofos, em especial o francês Michel Foucault e suas considerações sobre tópicos como práticas discursivas, poder e subjetividade, ressaltando a necessidade de que a Filosofia e as demais Ciências Humanas analisem seu próprio papel de maneira crítica e consciente.

“Um grande mérito de Foucault foi ter visto que a filosofia da subjetividade tem enormes consequências práticas, concretas, na organização da vida social humana, e que, se as Ciências Modernas não tiverem consciência clara da sua estrutura teórica, podem se tornar instrumentos fundamentais de disciplinamento, de controle, em vez de serem fontes de resistência e emancipação”, salientou o filósofo.

A palestra de abertura completa pode ser assistida neste link.

As ações da V Semana de Humanidades seguem até quinta-feira. O evento é realizado de forma inteiramente virtual, através do YouTube e do Google Meet.

“Este é um evento que não poderia ocorrer se não tivéssemos a intenção de educar e formar vocês para além da sala de aula. Qualquer curso universitário exige muito mais do que a sala de aula, por isso fizemos um esforço grande para realizar esta semana”, destacou o diretor da Fafic, professor William Coelho, durante a solenidade de abertura.

As inscrições no evento podem ser feitas no site da V Semana de Humanidades, onde também está disponível a programação completa.