De forma telepresencial, aluna defende tese de mestrado sobre o fazer extensionista

A estudante Anne Lizabelle Leite Duarte Mascarenhas apresentou, na sexta-feira, 20, sua defesa de mestrado com o título “O fazer extensionista e a construção do conhecimento pluriuniversitário: olhares dos professores e dos alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”.

Devido à suspensão de atividades presenciais, Lizabelle realizou sua exposição, e foi avaliada, de forma on-line.

Dentre as componentes da banca, estavam a professora Márcia Regina Farias da Silva, orientadora da defesa; a professora Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, examinadora externa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e a professora Maria Betânia Ribeiro Torres, também da UERN.

A examinadora externa fez parecer; a estudante e as demais usaram o aplicativo Google Hangouts.

“Evidenciamos durante a análise dos dados desta dissertação a relevância e a potencialidade da extensão que, apesar de diversos limitantes, vem atingindo seus principais fins”, disse a estudante, agora mestra, que também é servidora da UERN, ocupante do cargo de Técnico de Nível Superior (TNS) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

De acordo com Lizabelle, as apreensões iniciais sobre a defesa on-line logo se desvaneceram. “No final, foi bem interessante, porque realmente eu apresentei meus slides, do jeito que eu apresentaria presencialmente. Então, deu bastante certo”, completou.

Para a estudante, “o presencial é uma experiência importante, porém, em situações como a que a gente está vivendo agora, utilizar outros mecanismos e fazer com que as coisas funcionem é algo que vale muito e pena. Evita que prejuízos maiores sejam acumulados”.