DCE e gestão da UERN dialogam sobre pautas do movimento estudantil

A coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) reuniu-se nesta terça-feira (24) com o reitor Pedro Fernandes e parte de sua equipe. Foram discutidos assuntos de interesse dos estudantes, como investimentos na assistência estudantil, aproveitamento de espaços físicos, política de permanência na universidade, segurança, apoio a participação em eventos, incremento de bolsas, residências universitárias, apoio para cópias e outros projetos inovadores.

A coordenadora geral do DCE/UERN, Glisiany Plúvia, que estava acompanhada dos estudantes e coordenadores Paulo Sérgio, Ismael Ventura e Genderson Kaio, apresentou a pauta do movimento estudantil e defendeu o diálogo para avançar com as ações e integrar os novos estudantes.

Essa foi a primeira reunião do DCE com a nova gestão da UERN. Além do reitor Pedro Fernandes, participaram: a vice-reitora, Fátima Raquel; chefe de gabinete, Zezineto Mendes; subchefe de gabinete, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, David de Medeiros Leite, e a adjunta Jéssica Figueiredo; a pró-reitora adjunta de Administração, Maria Elza de Andrade; o diretor de Assistência Estudantil, Erison Natécio; e o ouvidor, Mademerson da Costa.

O reitor Pedro Fernandes destacou todos os avanços recentes na assistência estudantil e ressaltou o empenho da UERN, juntamente com outras universidades públicas, para a liberação dos recursos do PNAEST – Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais – que deveria ser repassado às instituições que fizeram a adesão ao ENEM/SiSU. Tais recursos seriam aplicados na assistência estudantil, porém, não houve a liberação por parte do governo Federal.

O prof. Pedro Fernandes elogiou uma das propostas lançadas pelo movimento estudantil, referente à implantação de ambientes de descanso para os estudantes, que seriam disponibilizados em todos os campi. Outro tema de destaque foi a proposta de criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que já foi discutida no CONSUNI e deve ser novamente colocada para apreciação no conselho universitário.