DAIN/UERN realiza Roda de Estudos da Lei de Inclusão nesta quarta-feira

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realiza nesta semana a XVII Roda de Estudos – Lei Brasileira de Inclusão. Será na próxima quarta-feira (19), às 13h30, na Sala de Projeção 2 do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mossoró (IFRN/Mossoró).

Nesta edição, o tema abordado é “A perspectiva da Educação na Lei Brasileira de Inclusão – Transtorno do Espectro Autismo”.

A Lei nº 13.146/2015 instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A lei entrou em vigor em 6 de janeiro de 2016.

A UERN, em parceria com outras entidades, está realizando um cronograma de estudos desta lei desde fevereiro de 2015, encerrando sua quarta fase em julho de 2017. Em agosto a DAIN dará início a quinta fase das Rodas de Estudos da referida Lei. A coordenação é da professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e do advogado e mestre Vicente Celeste Oliveira Júnior.

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, “a Lei Brasileira de Inclusão tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008 e se constitui em um grande avanço para o cumprimento da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”

As instituições parceiras são:

1. Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV)

2. Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS)

3. Associação do Deficiente Visual de Mossoró (ADVM)

4. Coordenação de Ações Afirmativas Diversidade e Inclusão/UFERSA

5. Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró ADVM

6.Colégio Diocesano Santa Luzia – CDSL

7.Associação de Surdos de Mossoró –ASMO

8.Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Mossoró

9.Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS

10. Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Mossoró (CMDPDM)