DAIN realiza projeto de ressocialização através da música e da arte com apenados da Penitenciária Mário Negócio

A Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN/UERN) realiza nesta terça-feira (11) mais uma edição do projeto “Terça Musical – Narrando Histórias de Vida em Música e Desenho – vozes silenciadas”, desenvolvido no Complexo Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio com momentos de música, histórias de vida e o corpo em movimento com vistas ao conhecimento de si e de outro.

A coordenadora do projeto e diretora da DAIN, Profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar, explica que esse momento pretende aproximar profissionais de várias áreas do conhecimento para a promoção de ações que busquem a consolidação da inclusão de apenados fortalecida pela pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios.

“Resulta da compreensão de que é preciso a viabilização de ações e políticas voltadas para a diversidade e inclusão instigando a construção das dimensões da vida de sujeitos apenados para a (re) socialização. Implica em ações com olhar para a diversidade e a inclusão de sujeitos privados de liberdade, considerando a responsabilidade da academia com sua prática para além dos muros da universidade e para bem próximo de daqueles que são estigmatizados muitas vezes por tempos a fio”, afirma Ana Lúcia.

Participam da ação alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN), além de uma equipe composta por Psicólogos, Pedagogos, Professores, Assistentes Sociais, Historiadores, Sociólogos, Advogados, Profissionais do Teatro e Músicos.

A referida ação fundamenta-se na busca pela autoformação, pela busca de autonomia e independência dos sujeitos apenados em seu universo simbólico pela troca de experiências e compartilhamento do seu saber/fazer, motivados pela verticalização de ações no mote da Educação para a Diversidade e Inclusão.