DAIN PROMOVE ESTUDOS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM SURDEZ

A Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas e utilizado por grupos e movimentos sociais diversos. De um modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades das demais, dentro do processo social, por motivos como: condições sócio-econômicas, gênero, deficiências e/ou dificuldades, etnias e outros.

Com esta concepção, o Departamento de Apoio à Inclusão – DAIN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN entende ser um desafio para a universidade pensar estratégias de inclusão da pessoa negra no seu espaço acadêmico. ~Que esta data, 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – traga à reflexão, questões pertinentes sobre a inclusão na pessoa negra na universidade e na sociedade”, disse a coordenadora do DAIN, professora Vera Lúcia Fernandes Lopes.

A coordenadoira informa que, em parceria com os professores da Faculdade de Educação que ensinam aos estudantes com surdez, matriculados nos Cursos de Pedagogia do Campus Central e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas – NAESC, está promovendo estudos que objetivam pensar estratégias de inclusão educacional da pessoa com surdez no ensino superior .