DAIN promove décima ação do projeto Histórias de Vida em Música, Desenho e Teatro

O projeto Histórias de Vida em Música, Desenho e Teatro proposto pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), em conjunto com alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN), o Grupo de Teatro Arruaça e o ECOARTE, realizou no dia 23 de junho, a décima ação do projeto no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio.

Iniciado em setembro de 2015, o projeto promove encontro mensais e propõe uma ação mediada por momentos de música, histórias de vida e o corpo em movimento com vistas ao conhecimento de si e de outro. A referida ação fundamenta-se na busca pela autoformação, pela autonomia e independência dos sujeitos apenados em seu universo simbólico, pela troca de experiências e compartilhamento do seu saber/fazer, motivados pela verticalização de ações no mote da Educação para a Diversidade e Inclusão.

De acordo com a DAIN, trata-se de um momento que pretende aproximar profissionais de várias áreas do conhecimento para a promoção de ações que visem a consolidação da inclusão de apenados fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios.

A professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN e coordenadora do projeto Histórias de Vida em Música, Desenho e Teatro, afirma: “Essas ações resultam da compreensão de que é preciso a viabilização de projetos e políticas públicas voltadas para a diversidade e inclusão instigando a construção das dimensões da vida de sujeitos apenados com um trabalho de (re) socialização. Implica em ações com olhar para a diversidade e a inclusão de sujeitos privados de liberdade, considerando a responsabilidade da academia com sua prática para além dos muros da universidade e para bem próximo de daqueles que são estigmatizados muitas vezes por tempos a fio”.

O Projeto ampliado reiniciará, em sua segunda fase de ações, a partir de agosto de 2016, com o título: Histórias de Vida em Música, Desenho, Teatro e Cordel.