DAIN inicia Curso de LIBRAS para Agentes de Trânsito de Mossoró

A UERN promoveu nesta quinta-feira (29) o lançamento do Curso de LIBRAS para Agentes de Trânsito de Mossoró. Durante 15 encontros, 36 profissionais do Município e da Polícia Rodoviária Federal terão aulas com intérpretes da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN (DAIN).

A iniciativa faz parte das ações previstas pela Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana em Mossoró, da qual a UERN faz parte, representada pela DAIN. As aulas acontecerão no Campus Central da Universidade.

Durante o lançamento, a chefe de gabinete da UERN, professora Cicília Maia, ressaltou o papel social da UERN, cuja atuação vai muito além das salas de aula. “E é esse o nosso objetivo, levar a UERN até quem precisa, levar sempre os nossos serviços”, frisou.

“Essa iniciativa de aprofundamento das políticas de inclusão está relacionada a nossa responsabilidade social”, corroborou a diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Aguiar, que compõe a comissão parlamentar representando a UERN.

A cerimônia de lançamento também contou com representantes da Prefeitura de Mossoró, da Câmara Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Mossoró.

Maior preparo
Uma das alunas do curso, a agente de trânsito e transporte do Município Adriana Freitas, destacou a importância da ação para que os agentes possam atender de uma forma mais inclusiva a população, superando barreiras ligadas à comunicação.

“Já passei por uma situação desse tipo (de se comunicar com um surdo durante o trabalho).A gente conseguiu se comunicar, mas não foi de um jeito tão satisfatório. É importante ter essa capacitação.”, relatou a agente.

Curso de informática
Enquanto acontecia o curso de LIBRAS, outra capacitação, também no Campus Central, buscava a superação de barreiras.

No laboratório de informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), foi realizada nesta quinta-feira o terceiro e último dia do curso I Curso de Informática para surdos, promovido pela DAIN.

Ao todo, nove alunos surdos participaram das aulas, ministradas pelo professor e intérprete de LIBRAS Cristiano Freitas, da DAIN.