DAIN inicia curso de Braille em parceria com o CADV

Nesta terça-feira, 8, terá início o curso de Braile na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O projeto é promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), com o reforço do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró (CADV) e terá carga horária de 60 horas.

Ministrado pela professora Eliane Dias, que é mestra em Ensino e atua na área de Deficiência Visual desde 1988 no CADV, o curso objetiva contribuir para a difusão do Sistema Braille, que é um sistema de leitura e escrita por meio do tato, que permite a autonomia das pessoas com deficiência visual, dentre outras formas de acesso à aprendizagem. A capacitação é voltada para estudantes, professores e técnicos administrativos da UERN, bem como à comunidade externa.

“A ideia é compartilhar informações pertinentes sobre as modalidades específicas na área da deficiência, bem como reflexões, vivências e relatos de experiências sobre o contexto da inclusão educacional e social. Será mais um passo que estamos dando para a conquista de um novo olhar sobre o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência visual”, declara a professora Eliane Dias.

O curso de Braille é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual, pois permite uma comunicação mais fluente com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. A iniciativa se apresenta como ferramenta de acessibilidade à leitura e escrita, na perspectiva de contribuir para a educação inclusiva.

“Esse projeto tem caráter sistemático para formação de recursos humanos, primando esforços pela busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. É de responsabilidade educacional e social acompanhar e estimular as demandas internas, formar pessoal qualificado para o exercício de atividades, sobretudo, que se encontrem compatíveis às novas exigências sociais e educacionais que se espera de um profissional da educação no âmbito da Educação Especial, oferecendo oportunidades de formação em serviço”, diz a diretora da DAIN, Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar.