Curso de Licenciatura em Música EaD tem aula inaugural on-line e é ofertado em oito polos

O curso de Licenciatura em Música, ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), promoveu nesta segunda-feira, 25 de janeiro, uma aula inaugural com o professor Dr. Marco Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em sua primeira oferta, o curso de Licenciatura em Música na modalidade a distância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será ofertado nos polos de Caraúbas, Grossos, São Gonçalo do Amarante, Martins, Guamaré, Luís Gomes, Marcelino Vieira e Currais Novos.

A aula inaugural foi aberta com uma apresentação cultural do Laboratório Integrado de Produção Musical (LIPROM) – projeto de Extensão do Departamento de Artes (DART), que busca integrar diversas disciplinas com o objetivo de realizar produções artísticas. O projeto é coordenado pelo professor Daniel Mariano.

O tema da aula inaugural foi “Docência e aprendizagem na sala de aula online”. A transmissão ocorreu no canal da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) no YouTube e foi acompanhada por cerca de 250 pessoas.

A reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, destacou que o curso é fruto do trabalho contínuo desenvolvido pela Uern. “A Universidade tem crescido exponencialmente na modalidade EaD e isso aumenta nossa capilaridade, só reforça que precisamos chegar em espaços onde não podemos estar presentes fisicamente. Sintam-se todos bem-vindos à UERN”, afirmou Fátima Raquel.

A solenidade também contou com a fala da professora Iara Maria Carneiro de Freitas, diretora em exercício da Faculdade de Letras e Artes (FALA). “A FALA e a UERN recebem todos vocês com muita alegria, que vocês vivam esse sonho e o tornem realidade”, comentou Iara.

A subchefe do DART, professora Flávia Maiara Lima Fagundes, destacou que esse momento representa uma alegria coletiva para o Departamento. “Espero que aproveitem e participem do curso, estamos preparando tudo com muito carinho e atenção”, frisou.

O professor Henderson de Jesus, coordenador da licenciatura, ressaltou a importância desse momento que abre oficialmente o curso e apresentou os coordenadores: Polo Caraúbas: Joenilma Menezes; Polo Grossos: Mônica Libânia Mendonça Firmino; Polo de São Gonçalo do Amarante: Rosilda Félix; Polo Martins: Hélia de Oliveira Silva; Polo Guamaré: Marcia Meyre de Abreu Leite; Polo Luís Gomes: Joseaní Martins da Costa; Polo Marcelino Vieira: Francimeire Cesário de Oliveira Queiroz; e Polo Currais Novos: Edneide Maria Pinheiro Galvão.

A mediação foi realizada pelo professor Dr. Giann Mendes Ribeiro, diretor da DEaD e docente do curso de Música do DART/FALA. Em sua fala, Giann destacou que muito foi feito para que esse curso pudesse acontecer. “Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para que esse momento pudesse se tornar uma realidade. Em abril de 2013, em minha tese, escrevi que minha expectativa era de que o estudo pudesse contribuir com iniciativas e reflexões de educadores musicais, no sentido de favorecer a ideia de que a qualidade da educação musical independe da modalidade”, resgatou Giann, complementando que é uma satisfação ver essas palavras se tornando realidade, com a colaboração dos colegas de trabalho, da Uern e dos egressos.

Em seguida, Giann agradeceu a presença do palestrante Marco Silva (UERJ) – sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor em Educação. Marco Silva tem uma vasta pesquisa na área de cibercultura, interatividade, educação online, b-learning, formação de professores para docência on-line e no b-learning, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e on-line, avaliação da aprendizagem nas modalidade on-line e no b-learning e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Veja a PALESTRA AQUI.