Curso de Formação Continuada Saberes e Práticas em Inclusão é realizado em Portalegre

O curso de Formação Continuada Saberes e Práticas em Inclusão, coordenado pela Professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Portalegre.

“O curso de formação continuada é destinado aos professores e gestores da Secretaria de Educação de Portalegre cumprindo essa formação continuada junto aos profissionais da educação para que eles possam estar conhecendo e atuando próximo a alunos com necessidades educacionais especiais”, frisou Ana Lúcia Aguiar.

O curso oferecerá sete módulos até julho de 2016 em Portalegre. O primeiro encontro, ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2016, durante todo o dia, tratou sobre a Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Deficiência Física e Assistência Social na perspectiva inclusiva, com profissionais técnicos especializados da DAIN/UERN. “Queremos para o próximo semestre incluir mais três módulos, a saber, Síndrome de Down, deficiências múltiplas e deficiência intelectual”, explicou a professora Ana Lúcia Aguiar;

A diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Aguiar, assinala que, na UERN, as discussões sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva têm sido uma prática evidente no âmbito educacional em que as reflexões e ações se engajam num processo de consolidações de ações significativas nos contextos acadêmicos e sociais.

O Projeto é fundamental para atuação junto às pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais no que diz respeito ao ensino, aprendizagem e inserção social, com autonomia e independência, em todas as dimensões da vida social. A DAIN espera contribuir para a construção e consolidação de parcerias internas e externas rumo à consolidação, cotidiana, da missão da UERN, que é a de promover a formação de profissionais com competências, técnica, ética e política, bem como cidadãos críticos e criativos para o exercício da cidadania, além de produzir e difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

O próximo encontro será no dia 31 de março de 2016. Durante todo o dia serão desenvolvidas atividades práticas em oficinas, dentro dos módulos da deficiência auditiva, da deficiência visual, da deficiência física e do serviço social.

Texto: DAIN/UERN